<$BlogRSDUrl$>

Benguela parou hoje em homenagem a Dom Óscar Braga 

Dom Óscar Braga durante a cerimónia de homenagem
Benguela parou à volta do seu Bispo emérito Dom Óscar Braga, por ocasião do seu jubileu dos 50 anos de sacerdócio e 40 de episcopado. O Cardeal Alexandre do Nascimento, o Patriarca de Lisboa, Arcebispos e Bispos de Angola e dos países Lusófonos; autoridades do governo provincial de Benguela e do governo central de Angola constituiram as presenças mais notáveis na histórica cerimónia dos últimos anos na Igreja de Benguela.

O evento foi festejado neste domingo, 27 de Julho de 2014, com a solene celebração eucarística que marcou o jubileu de ouro sacerdotal (50 anos) de Dom Óscar Braga para coroar o conjunto de actividades comemorativas já vividas durante a semana que terminou. 
Numa ceriónia presidida pelo próprio Bispo emérito (o homenageado) a Igreja em Angola e representações dos bispos de países Lusófonos juntaram-se na capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes para comemorar com Dom Óscar a acção de graças pelo dom do sacerdócio. Mais de 25 bispos, com mais de 200 sacerdotes de diversas dioceses concelebraram a missa que encheu o recinto da capelinha com uma multidão de fiéis que se estimava em mais 500 mil.
Dom Óscar recebeu homenagens e felicitações de vários organismos e instituições. Ouviu mensagens de gratidão pelo trabalho feito como bispo em Benguela enaltecendo o seu empenho, dedicação e entrega na elevação da Igreja diocesana para o que ela é hoje. Reconhecido pelo seu destemor nos momentos difíceis da história de Angola, marcados pela guerra, o Bispo foi agradecido por ter percorrido toda as partes de Benguela, arriscando a própria vida, para ir ao encontro dos fiéis das áreas mais distantes e de difícil acesso.
Marcante na lista de homenagens foi a leitura pelo Núncio Apostólico, Dom Novatus Rugambwa, da mensagem do Papa Francisco dirigida a Dom Óscar Braga, reconhecendo e felicitando o seu amor a Deus e serviço prestado à Igreja.
Governador de Benguela na entrega do terreno da capelinha
A cerimónia ficou ainda marcada pela entrega de todo o terreno da capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes à Diocese de Benguela que, a partir de hoje dia 27 de Julho de 2014 possui a titularidade do espaço, conforme se exprimiu o Governador de Benguela, Eng. Isaac dos Anjos que assinou e entregou o documento oficial de garantia do título ao Bispo da Diocese, Dom Eugénio Dal Corso.
A Diocese de Benguela tem agora como proprietária o espaço que poderá ser para as grandes celebrações no futuro.

.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA