<$BlogRSDUrl$>

África acolhe o papa 

Vivência nas comunidades
A visita do Papa é um destaque da vivência pastoral deste trimestre (Janeiro a Março) na Diocese de Benguela. Os trabalhos desdobram-se em zonas pastorais com o secretariado de pastoral a promove encontros com os agentes. Padre Manuel Abel dos Santos, o coordenador diocesano, até ao momento já visitou tadas as zonas para apresentar a linhas de orientação deste trimestre. Em toda Diocese também já foi distribuída a oração preparatória da visita do Papa, onde ses lê: " Dai-nos um grande espírito de fé para acolhermos o Santo Padre como se fosseis Vós mesmos a visitar-nos e dai-nos docilidade para acolhermos bem a sua palavra..."
Bento XVI, segundo o programa, não sairá de Luanda durante os dias da visita. Por isso, todas as diocese de Angola estão em movimento para acolherem o Papa na capital de Angola. Um desdobrável já foi lançado em todas as comunidades e espera-se que um vídeo também seja lançado para ajudar a sensibilizar o povo em torno do evento.
Angola e Camarões
As duas comunidades africanas preparam em contagem decrescente a vinda do Papa. Faltando pouco dias da visita de Bento XVI a estes dois países africanos, em Março deste ano, os bispos dos dois países já têm os programas de actividades que irão marcar a agenda do Santo Padre. Depois do já conhecido anúncio feito por Bento XVI na praça de S. Pedro em Roma, em Outubro passado, de que “é minha intenção deslocar-me aos Camarões e (…) prosseguirei para Angola”, os preparativos para acolher o Papa nestes dois países estão a intensificar-se conforme a realidade que marca as respectivas Igrejas em conjugação com os motivos que trazem o Sumo Pontífice. Bento XVI vai deslocar-se pela 11ª vez numa visita internacional e pela 1ª vez a África. Para Camarões, será a 3ª vez que o país receberá a visita de um Papa, contando com as duas primeiras de João Paulo II em 1985 e 1995; enquanto Angola receberá pela 2ª vez uma visita papal, sendo a primeira de João Paulo II em 1992. Em camarões, segundo a programação, chama atenção, o encontro com os representantes da Comunidade Muçulmana dos Camarões e o encontro com o mundo do sofrimento, no centro Cardeal Paul Emil Léger dois grandes desafios da Igreja em Africa que certamente constituíram reflexão no documento preparatório da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para África.
Angola foi o primeiro país da África Subsariana a receber a semente do evangelho quando o navegador Diogo Cão chegou à foz do rio Zaire, em 1482, e estabeleceu os primeiros contactos com o rei do Congo. Passado o período colonial, o país possui o maior número de católicos da região austral da Africa. O papa em Angola vem celebrar, confirmar e animar a Igreja para os desafios. Embora o papa não se encontre com as famílias, chama atenção o encontro com os movimentos católicos para a promoção da mulher e com os jovens católicos.

Ordenações em Benguela 

Um padre e dois diáconos foram ordenados no domingo passado, dia 25 de Janeiro, no Santuário de Nª Sª da Graça, em Benguela. O bispo da Diocese, Dom Eugénio Dal Corso presidiu à cerimônia participada por vários sacerdotes, religiosas e religiosos e fiéis de diferentes partes da diocese. Os ordinandos foram Ndumba Hilário, natural do Chinguar, ordenado sacerdote da congregação dos Pobres Servos da Divina Providência (Calabrianos); os diáconos Faustino Thitetele, natural da Ganda, e Nicolau Ndangala, natural de do Cubal, ambos da congregação dos Missionários de La Salete (Saletinos). O padre Ndumba Hilário será enviado ao Paraguai a fim de prosseguir a formação em Teologia Pastoral. O Diáconos Faustino Tchitetele irá trabalhar na Missão do Kola-Lubango e Nicolau Ndangala trabalhará na Missão da Hanha-Cubal.

Vicentinas
Irmas de São Vicente de Paulo, no Lobito acolhem missionárias leigas. Arceli Gonzalez, mexicana , e Celia Ester Villalba, argentina, fazem parte dos Missionários Leigos Vicentino,
MISEVI. As missinoárias estão em Angola, depois de uma experiência africana feita em Moçambique e s, enviadas pelo Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, padre Gregory Gay ficam em Angola por dois anos. As leigas, da missão vicentina em Angola vão trabalhar nas areas da educação e saúde, na Cassai.
Ecumenismo
O pastorado da IECA na Canata acolheu a celebração da clausura da Semana da Unidade dos Cristãos. As denominações celebraram em duas horas e meia a festa da unidade com louvores e danças. Pela parte católica padre Mbetatela apresentou o tema da oração pela unidade das duas Coreias, na encenação da cruz apresentada pelos escuteiros ao som do credo. O pastor Sicato dirigiu a palavra aos fiéis, pregando sobre a esperança cristã apelando pelo testemunho da unidade. Para o reverendo é preciso que deixemos a competição desenfreada entre nós, sobre quem é que está no caminho certo ou vai ao céu, "lembremo-nos do abraço de Jesus vinde benditos de meu pai e sejamos fraternos", suplicou.
Padres

Ordenações de padres vai marcar o dia 25 de São Paulo em Benguela. Diácono Hilário Ndumba, pobre servo da divina providencia e dois professos missionário saletinos: Faustino Tchitetele e Nicolau Ndagala recebem o o diáconato no Santuário de Nossa Senhora da Graça, em Benguela pelas 9h. Os sacramento da ordem e conferido pela imposição das mãos de Dom Eugénio dal Corso que já está em Benguela, vindo de Saurimo, onde ainda ocupa o cargo de administrador apostolico. Os saletinos que vão ser ordenados diáconos são professos de votos perpétuos e os fizeram, no dia 29 de Dezembro de 2008, em França. A missa vai reunir pessoas de várias pontos de Angola, dada a traéctoria vocacional de cada um. Para o Bispo de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso o momento será especial por ser a primeira ordenação que preside em Benguela como bispo diocesano.


Debate! 

Revisão Constitucional: que pretedemos no processo de pacificação em Angola é tema de debate que conta com a presença do padre Piu Wakusanga, em Benguela, numa proposta do OMUNGA. O evento denomina-se Quinta de Debate foi lançada no fim do ano passado e tem ageda de trabalho até 19 de Março, com a presença de Abel Tchivukuvu, no tema Democracia e Maioria Absoluta: Perspectivas, oportunidades e desfios para 2009.
Segundo a organização o debate visa enteder o aconteceu nas últimas eleições e o que se pode fazer ainda. A nota que chegou a nossa redacção aponta qeu a idéia quer dar maior vivisibilidade a Sociedade Civil e fomentar consciencia de organização em torno do bem social: Democracia e direitos humanos. Omunga é uma ONG Angolana e tem sede no Lobito e trabalha em acções de intervenção com problemática juvenil no meio urbano. Em Novembro de 2008 obteve o estatuto de observador da Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.

Sonho negro nos Estados Unidos um sinal dos tempos!
A exclamação é do padre Francisco Matias quando comentava o facto que para o mundo neste 20 de Janeiro de 2008. O padre viveu nos Estados Unidos da América, no estado de Ilionis desde 2000 a 2003. Formado em filosofia politica, Matias apontou que é um sinal que vai marcar o mundo e todas as sociedades e começo de uma nova era. Padre Matias disse que nunca sonhou que um afro ganhasse nos estados unidos, muito mais porque as comunidades afro-americanas não têm uma grande tradição politica que podia suportar as implicações financeiras de campanha de um afro descendente. Para o padre os democratas é que deram uma grande vitória aos americanos e ao mundo. Por outro lado defendeu que o povo americano é muito maduro e a ascensão de Obama é um sinal desta coesão, na qual relação exaltou o papel da Igreja Católica Americana, apesar das dificuldades.
Oblatas
Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor acolhem a conselheira geral da congregação, Ir Maria do Rosário Echarri. Ir Maria veio a Angola na comitiva da madre geral, Maria Luisa que visitou as comunidades no mês de Dezembro. No fim da visita escolheu a comunidade do Lobito no compão, para apoiar as suas irmas no projecto junto das mulheres de rua no Bairro da Caponte. Segundo a madres a Ir Maria que trabalhou 34 anos na Itália com as mulheres, sua presença vai ajudar e estimular o desempenho.

Vida cristã e vida consagrada 

O titulo foi tema de dissertação da Ir Rosalina Beta Nembombo Walima das Irmas de Santa Catarina, na Faculdade de Teologia San Damaso, em Madrid. Na sua dessertação, a Irmã defendeu que não existem duas santidades: para a vida consagrada e para a vida religiosa. Os conselhos evangelicos, enquanto propostos para a vida consagrada apelam para a realização cristã da consagrada no seu estado de vida. "Todo baptizado está chamado a seguir Jesus", escreveu. A religiosa foi aprovada com louvor pelo juri e conseguiu o titulo de licenciatura. Ela é natural do Lobito e fez os votos perpetuos em 2000 e frequentou o curso do propedeutico no Seminário Médio do Bom Pastor, no ano 1992/94.
Segundo as Irmas Catarinas, a nova licenciada é esperada para integrar a comunidade de Luanda e fazer presença religiosa da congregação junto de outros institutos de vida religiosa em Angola. A nossa Beta pelo empenho, Twapandula!

Aniversário
Promaica da Catedral de Benguela celebra 19 anos, neste 18 de Janeiro de 2009. As mulheres assinalaram a enfimeridade com a missa presidida pelo padre António Custódio, vigário paroquia da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Sé-Catedral. A organização lembrou o momento fundador e os primeiros passos que deram origem a organização em todas as paróquias de Benguela, espalhalhadas pelas paróquias vizinhas. Hoje o movimento encontra-se em quase todas as paróquias de Benguela e em quase todas as diocese de Angola, idendificado-se com a acção de intervenção partoral feminina.
Catequistas
Mais de 100 jovens catequistas concluiram este sábado, 17 o curso de férias, promovido pela comissão dioceseana de catequese em Benguela. Os jovens de quase todas as paróquias do Lobito, Benguela e Baía Farta reuniram-se na paróquia da Nossa Senhora da Nazaré, onde partilharam tecnicas diversas para o ministério de catequese. Segundo a Ir Eugénia, missionaria de Santa Catarina o curso tem como objectivo aprimorar e subsidiar a acção dos jovens catequistas de modo a fazer sintonia com os novos desafios da comunicação da fé. Dos jovens que participaram do curso quase metada são novos confirmados. A missa de enceramento foi presidida pelo bispo emerito de Benguela dom Óscar Braga.
Juventude Franciscana
A Diocese de Benguela tem a partir de 31 de Agosto a Juventude Franciscana JUFRA. Movimento juvenil da espiritualidade franciscana e tem como padroeira Santa Isabel da Hungria. A organização foi erecta na Fraternidade Regional de Benguela da Ordem Franciscana Secular (OFS), incluindo as fraternidades do Lobito, Benguela e Huambo.
Espera-se que se estenda às comunidades de Menongue e Lubando, onde a OFS começa a despontar. O Conselho Regional é composto por: Abel Sampaio – Evangelista, ministro regional, Paulo Kossengue, vice-ministro regional, Rodrigues Tchindjengue, encarregado pela formação na Região, Juliana Vasomalã, secretária, Cândido Sessa, Tesoureiro, e padre António Pedro Amândio, assistente regional.

Capuchinhos
Frei Moisés Lukondo é superior dos capuchinhos em Angola. A nomeação foi resultado de um capitulo da vice-provincia de Angola. O Frei começou a sua caminhada vocacional em Benguela na próquia da Sé-Catedral e trabalhava em Luanda na paróquia de Fátima. Ao nosso Lukondo o nosso grende: wewelekete!
Familia
A Diocese de Benguela pode não participar do encontro internacional da familias no México, a revelação foi feita pelo padre Albino Segunda. O patrocinador que tinha assumido a viagem dos dois casais que tinham sido indicados decidiu na última da hora retirar o compromisso. "Pior foi ter sido na última da hora", desabafou o padre. Porém, se espera que alguns casais possam dar voltas ao assunto e conseguir representar a pastoral familiar. Os custos da viagem estão avaliados em 3 mil USD, sem contar com a estadia. No último encontro das famílias que decorreu na Espanhã participou pela Diocese de Benguela um casal jovem neocatecumental a titulo próprio: Wilson Lopes e Yolanda.
Bispo
Dom Óscar Braga participou do acampamento nacional dos escuteiros que decorreu em Malage até dia 9, sexta-feira. Bispo emérito de Benguela pela Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé responde pelo movimento escutista e pela Pastoral da Criança. A actividade em Malange decorreu um pouco depois de ter celebrado o natal do líder na Missão do Mundjobwe, na missão dedicada a São Paulo, para saudar o ano Paulino

Papa nomeia bispo de Mbaza Congo 

Padre Vicente Carlos Kiaziku, missionário capuchinho foi nomeado nesta 3ª feira, dia 5 de Janeiro de 09 Bispo de Mbanza Congo pelo Papa Bento XVI. A diocese de Mbanza Congo era governada pelo padre João Paulo Pegeraro também capuchinho, como Administrador Apostólico, depois de renuncia de dom Serafim Xingo ya Yombo, por motivos de doença.
O Bispo eleito de Mbanza Congo é angolano natural da Damba, Uije no dia 28 de Agosto de 1957. O novo bispo começou a sua trajectória vocacional Angola, onde concluiu os estudos filosóficos e foi enviado a Veneza na Escola Teológica dos Frades Capuchinhos, para os estudos teológicos. No 2 de Junho de 1985 foi ordenado sacerdote. Após a ordenação, prosseguiu os estudos tendo conseguido a licenciatura em ciências de Educação na Universidade Salesiana de Roma. Em Angola trabalhou na formação dos frades da Vice-Província de Angola como professor no Seminário Maior do Uije. Ao mesmo tempo desenvolveu o ofício de mestre dos postolantes e dos noviços. Desempenhou o cargo de primeiro conselheiro da Vice- Província e de Conselheiro geral para África. A partir de 17 de Julho de 2000 foi eleito Conselheiro Geral da Ordem, passando a residir em Roma até a sua nomeação.
Padre Vicente será o 3º Bispo da Diocese de Mbaza Congo erecta em 1984 e o seu primeiro bispo foi dom Afonso Nteka.

CAPITULO
Irmas de Santa Doroteia nesta primeira semana de Janeiro agendaram o capitulo provincial. O encontro vai eleger delegadas ao capitulo geral que, por sua vez, elege a nova geral. A reunião será presidida pela Ir Céu Sekelele. O acto é primieiro deste género, desde que a Ir Céu tomou posse.
MISSIONÁRIOS
Bispo de Benguela celebra neste domingo, dia da Epifania do Senhor, na paróquia do cubal e preside a renovação dos votos de uma Pobre Serva da Divina Provindencia. É primeira vez que dom Eugénio se desloca para o Cubal. Em Benguela, os institutos religiosos masculinos e feminino aproveitam este sábado para uma conferencia, onde o bispo reforça as exigencia do plano pastoral.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA