<$BlogRSDUrl$>

Seminário do Bom Pastor comemora 40 anos de fundação 

Num domingo, 17 de Abril de 2016,
em que a Igreja celebrou a festa do Bom Pastor, o Seminário do Propedéutico com o mesmo Padroeiro comemorou 40 anos de existência. A data foi marcou a missa solene que o Bispo emérito de Benguela, Dom Óscara Braga, presidiu no ondjango do Seminário Maior de Teologia, em Benguela.
A celebração juntou os seminaristas das actuais três secções do Seminário de Benguela, nomeadamente o Propedéutico, Filosofia e Teologia; bem como as respectivas direcções incluíndo a direcção do Seminário Saletino representada pelo padre Venâncio Nunda.
O Seminário do Bom Pastor em Benguela foi fundado por Dom Óscar Braga em 1976. Na altura, como referiu o Bispo emérito, "tudo começou com pequeno grupo de rapazes que procuravam servir o povo de Deus". Assim, "se lançou a semente e aos poucos foi crescendo e hoje são muitos, graças a Deus", disse Dom Óscar Braga. O Prelado lembrou quando pensou fundar o Seminário em Benguela, estava convicto de que a instituição para toda a Igreja: "o Seminário que começámos não seria só a Igreja de Benguela, mas da Igreja", referiu o Bispo que, seguida apelou aos seminaristas que durante a sua formação "criem disponibilidade de serviço ao povo de Deus em qualquer lugar onde forem enviados".

Novo Reitor do Propedéutico

A Secção do Propedéutico do Seminário do Bom Pastor tem agora um novo reitor. Trata-se do padre José Dias Tumoma, do Clero de Benguela, que substituiu o padre José Andrade que exerceu as funções durante 11 anos. O novo reitor tomou posse no dia 6 de Abril deste ano de 2016 numa missa presidida na capela do Seminário, pelo Chanceler da Cúria, padre Geraldo Amândio Ngunga.
Com o padre José Dias, formam agora a direcção do Seminário do Propedéutico os padres Pedro Hoka, director espiritual; e Alberto "Triguinho", prefeito.
O novo Reitor, padre José Dias Tumoma tem 41 anos de idade e é licenciado em Engenharia e Mestre em Gestão, sendo também professor nos cursos de Engenharia Industrial e Ambiental no Instituto Superior Católico de Benguela, Centro do Luongo-Catumbela.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA