Paróquia da Catumbela tem novo pároco
O novo pároco do Sagrado Coração de Jesus da Catumbela é o padre Lino Tanga, nomeado no início deste mês de Janeiro de 2017. O sacerdote pertence ao Clero diocesano de Benguela e tomou posse do novo cargo neste domingo, 15 de Ja
neiro, diante do Vigário Geral da Diocese, padre Eduardo Alexandre, e vários sacerdotes concelebrantes. A cerimónia foi ainda testemunhada por numerosas religiosas e fiéis da Paróquia da Catumbela, bem como pelas autoridades civis representadas pela Administradora Municipal, Administrador Comunal, Comandante Adjunto da Polícia Nacional do Município da Catumbela e representantes das autoridades tradicionais.
neiro, diante do Vigário Geral da Diocese, padre Eduardo Alexandre, e vários sacerdotes concelebrantes. A cerimónia foi ainda testemunhada por numerosas religiosas e fiéis da Paróquia da Catumbela, bem como pelas autoridades civis representadas pela Administradora Municipal, Administrador Comunal, Comandante Adjunto da Polícia Nacional do Município da Catumbela e representantes das autoridades tradicionais.
Durante a cerimónia da tomada de posse, o Vigário Geral da Diocese, padre Eduardo Alexandre, agradeceu ao pároco cessante, padre José Brinco, pelo trabalho feito na comunidade paroquial, ao mesmo tempo que agradeceu ao novo pároco por ter aceite assumir a responsabilidade de pastor daquela paróquia.
O padre Lino Tanga foi ordenado a 4 de Julho de 1999, em Benguela. A sua experiência de vida sacerdotal conta com um rico percurso pastoral. Trabalhou em Luanda com os padres salesianos de Dom Bosco e a seguir foi enviado a Guiné Bissau onde trabalhou na diocese de Bissau mais de 5 anos. Daí foi para Portugal onde combinou o estudo e a pastoral na Diocese de Santarém até 2013, data em que regressou para Angola. Doutorou-se em História da Igreja, pela Universidade Católica Portuguesa e tem um Mestrado em Estudos Africanos feito no ISCTE, em Lisboa.
Madres reparadoras tem nova superiora da comunidade em Angola
Ir Tereza Cabundo, (3ª da esquerda) natural do Huambo até agora superiora da Caop, diocese de Caxito substitui a Maria dos Anjos, delegação de Angola. Segundo a Ir Maria
Tomé que contou o facto a nossa reportagem a escolha foi um processo que
começou em Março de 2017.
As Irmãs reparadoras estão na Diocese de Benguela, desde os anos de Dom
Armando Amaral, 1º Bispo de Benguela e têm presença no Lobito, Benguela e Alto
da Catumbela. A congregação ainda não começou o processo de formação da província,
um dos maiores desafios das religiosas angolanas, mas a delegação com o
crescimento de vocacional tem dado provas de que o caminho pode ser atingido.
Segundo a Ir Tomé os trabalhos do anúncio aconteceram esta semana um
pouco depois da Epifania do Senhor, com a presença de 20 delegadas e 2
convidados. O Padre Pina Ribeiro, português, amigo da Congregação que sempre
acompanha os capítulos aceitou o desafio de nos ajudar. O desafio para ela
neste mandato da Ir Cabundo será o de reforçar o clima de confiança e unidade
para que possamos lançar a semente para a nossa identidade angolana na
congregação e chegarmos um dia a autonomia, em meio as dificuldades que as exigências
que nos são colocadas, neste sentido.
Ir Maria dos Anjos depois da Assembleia está a visitar ao lado da
superiora geral as comunidades do interior. Os trabalhos da abertura da
assembleia foram abertas pelo bispo da diocese Dom Eugénio
As Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado nasceu em
1942 na diocese de Bragança, Portugal e chegou a Angola em 1962. Em 1968
tomaram conta do Lar Mae de Deus, mais conhecido como lar das velhinhas, no
Centro da Cidade do Lobito (Sagrado Coração de Jesus).
Em 1976 o lar sofreu muito com os confrontos de partidos políticos,
mas sobreviveu até aos nossos dias no cuidado com a 3ª idade.
Em 1979 abriu o noviciado e começou a partir daí a abrir
novas comunidades, com uma presença junto do dispensário da Cabaia e assistência
as comunidades de Arrábida, e Copão, no Lobito
Em Benguela, a presença das Servas Reparadoras Franciscanas
de Jesus Sacramentado deu palmas ao martírio com grande testemunho de umas das
religiosas no eixo, Alto da Catumbela Ganda, em plena guerra civil. O número
das religiosas cresce como sinal de que o sangue é semente dos cristãos.
Infancia e adolecencia missionária celebrou o dia
Paróquia de Nossa Senhora do Rosário do Bocoio acolheu a
festa diocesana da infância e adolescência Missionária, em Benguela.
A atividade teve com agenda uma eucaristia a que presidiu a
o diretor diocesano da OMP, em Benguela, padre Alberto Guilherme (foto)
As paróquias de toda a diocese marcaram presença com os seus
delegados para o evento. O objetivo da celebração foi animar os jovens para a
missão em vista a agenda 2017.
Padre Alberto Guilherme que atualmente trabalha no Seminário
Medio do Bom Pastor disse a nossa reportagem que os trabalho tem sido
facilitado, pois, hoje os jovens são mais dados as novas tecnologia que
permitem algumas facilidades na compreensão das dinâmicas que envolvem o mundo
hoje.
A infância e adolescia missionárias estão em todas as comunidades da
diocese.
Internautas desconhecem Natal Litúrgico
A declaração é do senhor Casimiro
Gomes que há 16 anos trabalha no presépio da Catedral de Benguela onde como faz
sempre o natal vem com a descrição do ano seguinte, como se lê (foto).
“Nós na Igreja vivemos o ano litúrgico
que está no ano civil, este natal é a incarnação da páscoa 2017 que vamos viver
no círculo litúrgico ano A, proximamente”, disse o senhor Casimiro Gomes. Ele, foi
procurado pela nossa reportagem que flagrou os comentários dos internautas a
exigirem uma correção, de 2016 ao invés de 2017.
O antigo coordenador do Conselho
da Sé Catedral de Benguela apontou para o desconhecimento do natal litúrgico da
parte de várias pessoas que, para ele apenas vem no natal um ato social
associado as festas do Ano Novo, depois da catequese cristã em criança sem
aprofundamento.
O presépio da Se-Catedral nasceu
sob a iniciativa de Dom Óscar Braga. A sua tradição já leva 16 anos de serviço
na torre pirâmide da catedral de Benguela, junto da estrada principal que dá
para a rotunda do aeroporto.
Segundo os organizadores do presépio
a motivação principal é narrar a grande notícia para aqueles que mesmo não
entrando na igreja através da visão do presépio podem estar informados de que
aquele é Jesus que nasceu para os homens, com a espiritualidade da humanização
que passa pela simplicidade.
De um tempo a esta parte, em
cerca de 3 anos o presépio tem contado com a participação dos escuteiros que constroem
no lugar uma árvore ecológica.
É costume em várias culturas
montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns
em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido
montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de
festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na
floresta da cidade de Greccio, na Itália, para onde mandou transportar uma
manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns,
camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.
