<$BlogRSDUrl$>

Dia do Seminário 

O Seminário Médio do Bom Pastor comemora o padroeiro Francisco Xavier, patrono da academia. Ao nome do santo, no Propedêutico, está dedicada toda atividade acadêmica. Por isso, atividades culturais assinalam a data, no seminário. O seminário foi criado no tempo do padre Ernesto Rafael, com a primeira pedra no edifício do Seminário Maior do Bom Pastor que hoje compreende outros dois cursos: Filosofia e Teologia.
Mais de 100 alunos estão matriculados, neste ano letivo: saletinos, calabrianos e diocesanos dividem as salas. O propedêutico, em Angola, foi definido pelos bispos como curso pré-universitário (puniv), com a duração de três anos. Em Benguela, o propedêutico ainda têm dois anos. A dificuldade projeta obstáculos na equiparação curricular no ensino oficial. Para o padre Martinho Kavaya, perfeito dos estudos em 2002 a 2003, é do bispo que depende uma tomada de posição. Kavaya acredita que dom Oscar estará a estudar o memento certo para solucionar a questão: “Acredito que o Sr Bispo vai baixar ordens no tempo oportuno para sair o terceiro ano”, disse. Martinho Kavaya encontra-se no Brasil para cursar Serviço Social, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Neste ano, é Reitor do Seminário o padre João Evangelista Mutali e Perfeito dos Estudos, o padre Ernesto Hamuyela; com auxilio do padre Adriano Candeeiro como Perfeito de Disciplina e Agostinho Filipe Diretor Espiritual.
A equivalência é uma necessidade social na relação Estado-Igreja. Hoje, os seminaristas de Benguela têm dificuldades de requerer os estatutos curriculares, baseados na equivalência. É preciso entender que a Igreja não forma apenas eclesiásticos, mas forma líderes para todos os níveis da sociedade. O não cumprimento das regras jurídicas de equivalência coloca em desvantagem a humanística e milenar ciência eclesiástica dos seminários católicos. Assunto que o padre Albino Segunda reclamou a partir da Espanha, no blogspot, comentando o tema da Semana de Pastoral sobre a Educação.
Este ano o dia do Seminário do propedêutico foi comemorado sem a presença do bispo diocesano. Dom Oscar está viajando pela Europa e deve voltar ainda estes dias para celebrar o natal do Senhor com o Povo de Deus em Benguela.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA