<$BlogRSDUrl$>

Nomeado novo bispo de Ondjiva 

O padre Pio Hipunyati, membro do clero de Ondjiva, foi nomeado hoje (23 de Novembro de 2011), pelo Papa Bento XVI, Bispo da Diocese de Ondjiva. A nomeação surge numa altura em que Dom Fernando Guimarães Kevanu, que até agora era Bispo titular daquela diocese, renunciou ao cargo por ter completado a idade (75 anos). Em conformidade com as regras de Direito Canónico, Dom Kevanu apresentou a renúncia que foi aceite pelo Santo Padre, viabilizando assim a sua substituição.
Depois desta nomeação, o novo bispo tem 90 dias no decorrer dos quais deverá ser sagrado. Dom Pio Hipunyati torna-se assim o segundo bispo oriundo da Diocese de Ondjiva a ser nomeado este ano de 2011, depois da ordenação de Dom Dionísio Hisiilenapo para a Diocese do Namibe, em Setembro passado.
Dom Kevanu foi o primeiro bispo de Ondjiva, diocese criada em 1986, na Provincia do Cunene.

Biografia do novo bispo
Dom Pio Hipunyati nasceu a14 de Novembro de 1964 em Ounongue – Município de Namakunde, Província de Kunene. É filho de Venâncio Mapopyange e de Antónia Ndinondyaya. Fez estudos primários em Ondjiva e o propedêutico no Seminário Padre Leonardo Sikufinde, Arquidiocese do Lubango.
De 1991 a 1994 frequentou os estudos filosóficos no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus, em Luanda, onde também estudou Teologia de Setembro de 1994 a Junho de 1998. Nesse ano, o padre Pio foi ordenado diácono no dia 5 de Julho e a 5 de Dezembro do mesmo ano, recebeu a ordenação sacerdotal em Ondjiva.
Depois de trabalhar na pastoral diocesana em Ondjiva, o padre Pio Hipunyati foi enviado à Europa, onde, entre outras actividades, se formou em Direito Canónico na Universidade Católica Portuguesa.
De regresso à sua diocese, o sacerdote foi nomeado Superior da Missão Católica de Omupanda e Professor de Latim no Seminário Menor do Coração Imaculado de Maria, em Omupanda, cargos que desempenhou até ao momento da sua elevação ao episcopado.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA