<$BlogRSDUrl$>

Jubileu da Diocese aberto nas paróquias 

Domingo, 9 de Junho de 2019: Depois da abertura, no passado dia 6, do Ano Jubilar da Diocese de Benguela, hoje foi a vez das paróquias, missões e centros de pastoral em toda a Diocese celebrarem missas de abertura da vivência do Jubileu dos 50 anos de história da fé como Igreja particular. De acordo com o programa anteriormente estabelecido pela comissão de preparação do evento, as aberturas nas paróquias seriam depois da abertura diocesana. Nesta abertura, o Bispo entregou a vela jubilar a todos os párocos e superiores para que fosse solenemente acesa nas respectivas comunidades. Este acto aconteceu hoje nas celebrações paroquiais onde os fiéis testemunharam a Vela do Ano Jubilar acessa e apresentada pelos párocos.
Na Paróquia de São José da Caponte (na foto em cima), no Lobito, o padre José António Mombo, pároco da comunidade, fixou a Vela no candelabro do altar perante o cântico de aclamação da assembleia, ao mesmo tempo que a festa do Pentecostes motivou os fiéis a vestirem de vermelho em harmonia com os paramentos litúrgicos.

Para ver em ponto grande clique na foto
Noutra comunidade, na Paróquia de Nossa Senhora da Luz (Bairro da Luz), a missa da abertura do jubileu foi presidida pelo Vigário paroquial, padre António Hombo (na foto em baixo) e concelebrada pelo pároco, padre Belchior do Rosário. Neste ano de 2019, esta Comunidade também está a viver o jubileu paroquial dos 25 anos desde que foi criada pelo então de Benguela, Dom Óscar Braga; sendo assim 4 as paróquias jubilares com a mesma idade de existência: Santo António da Fronteira, Divino Espírito Santo, na Massangarala, e Nossa Senhora dos Navegantes, em Benguela.
Daqui em diante, o Ano Jubilar será marcado por várias celebrações do jubileu dos grupos, movimentos, sacerdotes e religiosos/as em data marcadas num programa aprovado pelo Bispo da Diocese, Dom António Jaca. Destas celebrações, estão previstas peregrinações, aos santuários marianos da Diocese, com realce para o Santuário de Kakunja.
Segundo o mesmo programa, está previsto apenas o enceramento diocesano, a 6 de Junho de 2020, sem, no entanto, encerramento nas paróquias.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA