<$BlogRSDUrl$>

Aniversário do Seminário celebra 75 anos do Bispo 

A festa das Bodas Jubilares do Bispo de Benguela que se celebra dia 30 é tema do aniversário do Seminário Maior do Bom Pastor, na teologia. Os seminaristas teólogos em Benguela rezaram toda a noite em regime de adoração perpétua para marcar o evento e a Acção de Graças. O grupo que rezou das 0 as 1h da manhã rezou sobre o tema dos anjos. Manuel Andrek Hombo, diocesano de Benguela disse que o tema permitiu reflectir sobre a mensagem e o mensageiro, “para mim o bispo é também o mensageiro e nossa missão futura é esta”, disse. Esta manhã 29 de Setembro, Dom Óscar conferiu ministério de acólito e leitor a 19 finalistas dos quais 10 Saletinos e 12 diocesanos: 6 de Benguela, 3 do Lubango 2 do Cunene e 1 de S. Tomé, na missão da Nazaré em Benguela.
Governo Provincial de Benguela
Por ocasião do 30 de Setembro de 2006, data que marca a celebração do 75º aniversário natalício de vossa excelência, exprimo em nome do Governo da Província de Benguela e do seu titular Dr Dumilde das Chagas Rangel, as nossas mais vivas felicitações fedendo votos que o Senhor Bispo continue a gozar de muito boa saúde e que a graça de Deus lhe conceda muitos e felizes anos de vida.
Quis o destino que a sua actividade missionária tivesse como palco principal a nossa província de Benguela. Testemunhamos uns mais que outros, o percurso glorioso da vossa acção em favor da propagação da palavra do Senhor; da formação, promoção e valorização do homem; sem esquecer o inestimável contributos em defesa e auxilio dos extractos mais vulneráveis da nossa sociedade.
Por esses e muitos mais méritos, Sua excelência é já uma figura relevante na história de Benguela de Angola e da Igreja Católica. Orgulha-nos, com incontida emoção, termos no nosso seio tão humilde e relevante servidor da obra do Senhor, com o qual aprendemos os melhore exemplos e de cuja personalidade nos inspiramos. Nesta data do seu aniversário, aceite os nossos parabéns expressão de amizade, respeito e consideração, pessoal e institucional, elementos com os quais nos associamos nesta hora de festa, reflexão e glorificação da Sua Obra.
Governador em Exercício-João Evangelista Basílio
Jubileu diocesano!
Os diocesanos foram convidados a um programa de actividades que teve início no dia 6 de Setembro com a Sessão de Estudo; peregrinação de Acção de Graças dia 17 de Setembro, adoração ao Santíssimo Sacramento, dia 24 em todas em todas as comunidades.
Nesta sexta-feira, dia 29 está reservada uma Sessão Recreativa no Seminário de Filosofia, com o tema da vida e obra do Bispo de Benguela, pelas 15 horas. No dia 30 o Bispo celebra missa para as crianças das paróquias na Sé – Catedral, as 15 horas de Sábado e às 17 horas no Salão Nobre da Administração vai receber a gala de homenagem, num acto que vai reunir membros do Governo, Artistas, Agentes Económicos, Estudantes, Políticos, Militares, Igrejas Irmãs e diocesanos. No domingo, dia 1 de Outubro toda a Diocese celebra a Eucaristia de Acção de Graças às 9: 30, na capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes. A missa de Acção de Graças será presidida pelo aniversariante com a presença de todas as paróquias e missões, com o tema “Louvai o Senhor porque Ele é bom, porque é eterno o seu amor”, (Sl 136,1), seguida de um almoço de confraternização no campismo com a partilha do farnel. Segundo a comissão organizadora, Padre Eduardo Alexandre, a partilha do farnel tem um valor do ágape cristão. Os grupos organizados em comunidades paroquiais sentar-se-ão a volta do Bispo “vamos fazer a experiência dessa Igreja que acredita na partilha e nos valores da fraternidade dos dons”, disse.
Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga nasceu em Malanje, no dia 30 de Setembro de José António Braga e Aldina Braga. É 2º Bispo da Diocese de Benguela, desde os 44 anos de idade, com as armas da fé: “Yakela Otchili Vidikiya Esunga”, substituindo Dom Amaral dos Santos, em 1975. O nome de Dom Óscar Braga é titular “homenageada” da Escola do II e IIIº Nível, no Bairro da Luz, pelo seu zelo social e cultural para com as novas gerações. O estabelecimento de ensino foi erguido de raiz para aquela comunidade, no Lobito.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA