<$BlogRSDUrl$>

Benguela: Diocese pronta para receber Bispos 



É já nesta segunda-feira, 20 de Março de 2017, que mais de 20 Bispos católicos de Angola e S. Tomé chegam à Diocese de Benguela, palco da I Assembleia plenária deste ano. As condições estão criadas tanto para acomodar os prelados como para o bom andamento dos trabalhos.
O Bispo da Diocese, Dom Eugénio Dal Corso, que reuniu a sua equipa de trabalho preparativo do encontro no passado dia 17 de Março, garantiu que a presença dos Bispos em Benguela será motivo de alegria e uma bênção para os fiéis de Benguela. Dom Eugénio deu todas as orientações para acolher os seus colegas no episcopado e para apoio logístico durante os 9 dias que vai durar a Assembleia.
Esta é a primeira vez que os Prelados católicos de Angola e S. Tomé se reúnem em Assembleia Plenária em Benguela desde que Dom Eugénio Dal Corso é Bispo em Benguela. Com uma agenda preenchida de actividades (ver publicação abaixo), momentos de contacto com os fiéis e visitas a alguns lugares das cidades do Lobito, Catumbela, Benguela e Baía-Farta estão agendados.
A Assembleia Plenária começa no dia 21 de Março com a missa de abertura na paróquia da Catumbela, e termina no dia 31 com a missa de despedida.

Catumbela, a Vila que hospeda os Bispos
Ponte 4 de Abril sobre o rio Catumbela
O Município mais jovem da Província de Benguela é a Catumbela. A Vila foi escolhida para hospedar os Bispos que ficarão no hotel Rio-Mar (na foto), situado na zona histórica e ponto mais alto da Catumbela, bem nas cercanias do rio que tem o mesmo nome. Com as suas belas paisagens, a histórica Vila cresceu muito nos últimos anos afirmando-se como um dos centros urbanos de maior atractivos comercial, industrial e turístico que ganharam maior incremento com a instalação do pólo industrial local que cobre todo o perímetro entre Catumbela e Lobito chegando também na localidade do Luongo em direcção a Benguela.
Catumbela orgulha-se do seu património histórico, em si já rico em infra-estruturas industriais e culturais. A histórica fábrica da Cassequel, que até finais dos anos 80 do séc. XX foi a maior fábrica de produção de açúcar no País, a antiga fábrica de óleo alimentar (Algodoeira), bem como a Saboaria (fábrica de sabão), incluindo ainda as grandes cerâmicas, fazem parte deste passado deste património industrial. Todas estas fábricas embora hoje adormecidas deixaram um grande legado que actualmente requinta o Município com novos empreendimentos.
A vida cristã tem uma grande tradição na Catumbela. Duas igrejas-monumentos demonstram que o povo da zona tem uma longa prática da fé católica. Bem no centro da cidade encontra-se a igreja paroquial do Sagrado Coração de Jesus (na foto), um monumento histórico da Diocese de Benguela, só antecedida na sua fundação pela igreja de Nossa Senhora do Pópulo na cidade episcopal. Como paróquia a igreja da Catumbela foi criada a 17 de Janeiro de 1882, ao mesmo tempo com a criação da vila em Concelho.
Igreja paroquial da Catumbela
A paróquia gerou muitas vocações religiosas. Mais de 10 padres, entre diocesanos e religiosos, dos quais um bispo, são oriundos desta comunidade paroquial, aos quais se juntam cerca de 20 religiosas de diversas congregações. Dos párocos que serviram a igreja paroquial da Catumbela destaca-se Dom José Nambi, entre os anos de 1994 a 1996, ano em que foi nomeado bispo para a Diocese do Kuito-Bié.
É nesta igreja que os Bispos celebram a missa de abertura da Assembleia, às 7h do dia 21 de Março. Hoje, o padre Lino Tanga é o pároco desta histórica igreja paroquial.
No ponto mais alto da cidade, bem às vistas de quem passa pela estrada abaixo vê-se a Missão de Santo António (na foto), a cargo pastoral dos Missionários de Nossa Senhora de La Sallete (Saletinos). A Missão foi fundada em 1958, mas a igreja só foi aberta ao público a 1 de Abril de 1960 e foi confiada ao padre diocesano Manuel Jacinto.
Missão de Sto. António, Catumbela
Com a criação da Diocese de Benguela, a 1 de Junho de 1970, o Bispo da Diocese, Dom Armando Amaral dos Santos confiou-a a um grupo dos padres Saletinos vindos da Suíça, dos quais os grandes missionários Leonardo Roos e Emílio Frick.
Actualmente, continuam o trabalho pastoral na Missão da Catumbela os padres da mesma congregação que têm como superior o padre Paulino Koteka.
Há cerca de 6 anos, a centenária ponte metálica sobre o rio Catumbela viu inaugurar a nova e imponente ponte 4 de Abril que hoje dá um visual mais atraente com a sua beleza arquitectónica a quem sobre ela passa. Bem à vista do histórico bairro de S. Pedro, a nova ponte da Catumbela combina a sua exuberância com o imponente hotel Rio Mar, inaugurado recentemente.
Hotel Rio Mar, hospedagem dos Bispos
É este o hotel dos Bispos. Ali decorrerão todos os trabalhos. O contacto com o mundo exterior tem ocasiões próprias. No primeiro dia, os Bispos serão recebidos pelo Governador da Província de Benguela, Eng. Isaac Maria dos Anjos, a quem vão apresentar cumprimentos de cortesia. A missa na Sé Catedral de Benguela, no dia 26 de Março (domingo) permitirá a partilha com o povo cristão.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA