<$BlogRSDUrl$>

Visitas Pastorais 


Nossa Senhora dos Navegantes
A paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes recebeu o bispo de Benguela em visita pastoral, nos dias 19 a 21 de Outubro 2007, foram crismados 110 fiéis. O bispo presidiu a bênção de duas novas capelas, Santa Terezinha e Nossa Senhora Auxiliadora. Igualmente foi lançada a primeira pedra para a construção da futura Igreja da Paróquia e foram visitadas novas áreas onde se formarão novas comunidades. A maior preocupação encontrada está na constituição das famílias pois embora se realizem matrimónios, o número de casais regulares ainda é inferior aos amancebados. As equipas de Nossa Senhora e o curso de preparação dos noivos são uma esperança para a melhoria. O projecto escolar continua, com a construção de sala de aulas e da futura escola profissional.
Missão da Ganda 80 anos da missão
Depois do alarme do estado de saúde do Bispo de Benguela, cumpridas as prescrições médicas mais urgentes ao voltar à Diocese, fora do litoral, o município da Ganda recebeu a visita pastoral.
Não foi apenas beneficio que resulta duma visita pastoral, mas foi também porque a Missão da Ganda este ano completou 80 anos de existência, a 13 de Maio. Unido em espírito a esse aniversário na Cova da Iria (Fátima) dos 90 anos da aparição de Nossa de Nossa Senhora aos Pastorinhos, o prelado formulou intenções especiais pelo evento. Graças a Deus a missão está em franca restauração. Depois dos sacerdotes saletinos, as Irmãs do Santíssimo Salvador retomaram suas actividades. Ainda há muito a fazer, não só para continuar o que já existia, mas a fazer novas iniciativas conducentes a uma nova era de Angola moderna.
O esforço de mater 120 jovens nos internatos masculinos e feminino proporcionando-lhes formação académica, moral e cívica é obra penosa, mas levada com sacrifício alegre e muito zelo. A acção missionária com desmembramento do território da recente criação da Pró – paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Kawanga, na comuna do Casseque torna a missão menos pesada pois fica apenas com 16 centros e 2 sub – centros.
Missão da Ginga
Saudações caldeadas com novas alegrias foram sentimentos vividos na visita pastoral à missão da Ginga.
Presente na minha memória figura inesquecíveis como o senhor padre António, Ir Arminda, Ir Madalena só para referir quem está na casa do Pai e factos não apagáveis como esta surpresa do 1º aniversário do sacerdócio depois de bispo, a grandiosa procissão com os legionários a experiência da minha primeira visita pastoral com a novidade de visitar os centros fora da sede da missão, almoçado sobre pedras e tendo de trocar o meu funge pelo pirão, os serões com a roda no canto “Angelina, Angelina Obala we”, a todos contaminava e sobretudo a vivência de fé de celebrações vivas de matrimónios, as Primeiras Comunhões e Confirmações.
Novas alegrias desta vez surgiram ao constatar o ressurgimento das actividades missionárias com a nomeação do novo pároco padre Tchivangulula, centenas de crismas e a ânsia do povo de ver regressar as Irmãs Terezianas. Também projectos novos a iluminarem a celebração do jubileu de diamante 75 anos da criação da missão que proclamei na missa do encerramento da visita no dia da padroeira de Angola e da Missão, o coração Imaculado de Maria

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA