<$BlogRSDUrl$>

Religiosos 

Quaresma
Dom Eugénio animou nesta 3ª Feira o retiro dos religiosos e religiosas para a Quaresma, na comunidade da Trapa, no cavaco. O acto foi marcado por três momentos: Conferencia, meditação com confissões e Eucaristia. O bispo de Benguela partilhou com os missionários a mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma de 2009, apelando para a necessidade da observância do Jejum nas comunidades, segundo as orientações da Igreja. Mais de mil religiosos nas cidades do litoral participaram da jornada espiritual. No fim da actividade, a comunidade foi informada sobre o destino da Renuncia Quaresmal de 2009.

Filha da Virgem das Dores

Joana Biete Fernanda Cunha Mendes e Deolinda Carla Hossi emitiram os primeiros votos na congregação das Irmas Filha da Virgem das Dores, neste Sábado, dia 21 de Fevereiro, na paróquia do S. João de Benguela, em missa presidida pelo bispo da diocese Dom Eugénio Dal Corso.
A Ir Joana, 20 anos de idade, é natural do Lobito e fez a sua tragectória vocacional a partir da paróquia de S. Paulo da Bela Vista, vindo a entrar no aspiratado em 2004 e por sua vez a Ir Carla, 20 anos de idade, começou a caminhada vocacional pela paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Benguela, e entrou, em 2004, na primeira etapa. As jovens concluiram com exito a etapa do noviciado, sendo assim as primeiras, depois da Ir Arantxa assumiu o noviciado, em subistituição da Ir Pilar.
As Irmãs Filhas da Virgem das Dores chegaram a Angola em 1994 vindas da Espanhã e estabeleceram-se em Benguela. Actualmente trabalham em Benguela na Paróquia do São João, onde tem duas comunidades e desde 2007 tem presença no Bocoio. A congregação está presente, além da Espanhã e Angola em Portugal e Argentina. No fim da missa, a Ir Joana Dominguez, pela congregação pronunciou um forte "twapandula" à assembleia.

Escola de formação
Ir Arantxa, FVD
No dia 12 de Fevereiro deu início um novo ano lectivo no inter- postulantado e inter noviciado na diocese. Para este novo ano lectivo serão duas turmas. Uma de 18 postulantes e outra de 11 noviças, pertencentes a 7 congregações presentes em Benguela, Catumbela e Lobito.
De Fevereiro a Setembro, as postulantes têm aulas de introdução à Bíblia, com o padre Macala e introdução à Liturgia, com a Ir Odete, SFRJS. As noviças estudam Teologia da vida consagrada e aprofundam nos conhecimentos bíblicos com o padre Tito Silvestre, MS. Alem disso, juntas ambas turmas recebem aulas de Português, com o padre Custódio e de Catequética, com a Ir.Lídia, RF. As aulas decorrem na Casa dos Cursos (Cavaco), por ser um lugar condicionado para encontros, palestras e reuniões e contar com cadeiras e quadros adequados para receber as aulas.
O curso do INTER se completa com três semanas intensivas: Em Março, uma semana de liturgia, com o padre Liberal; em Maio uma Semana de Mariologia, com o Padre Javela; e em Agosto uma semana de Psicologia da vida comunitária, com a Ir. Roseta, ISD. O objectivo de este INTER é duplo: de um lado, favorecer a formação das futuras religiosas com o estudo de cadeiras importantes dadas por religiosos e padres especializados, formação esta que lhes será de grande utilidade para a maturidade da sua opção pela vida religiosa e para o seu trabalho pastoral, e do outro lado, favorecer a convivência entre as distintas congregações, com tudo o que isso significa de enriquecimento, fruto de uma caminhada conjunta

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA