<$BlogRSDUrl$>

Morreu Arcebispo emérito de Malanje 

A notícia foi avançada pelo site da Rádio Eclésia esta tarde de Sexta-feira Santa, dia 3 de Abril em Luanda. Dom Luiz Maria Onraita, primeiro Arcebispo de Malanje, morreu neste dia em que os cristãos celebram a paixão e morte de Cristo. Depois de 47 dias doente e com um AVC que sofreu, Dom Lauíz Maria morreu na Clínica Girassol, em Luanda, aos 82 anos de idade, tendo nascido no País Basco, em Espanha, em 1933.
Dom Luíz Maria viveu em trabalhou em Angola há mais de 52 anos, como missionário apaixonado pela África. Numa entrevista que o próprio concedeu ao Jornal Voz da Verdade, explicava os motivos da sua missão assim: "as três Dioceses Bascas tinham um compromisso missionário no Equador. Em 1959, decidiram iniciar uma presença missionária em Angola. E, Deus lá sabe porquê, escolhi Angola". O então neo-sacerdote acabou por vir a Angola para começar uma missão em que ele próprio afirma que "a minha vida sacerdotal é toda angolana".
Dom Luíz Maria foi ordenado Bispo de Malanje em 1996, e em 2011, com a elevação da Diocese para Arquidiocese, tornou-se o primeiro Arcebispo, tendo tomado posse no mesmo ano. Resignou um ano depois (2012) sendo sucedido no cargo por Dom Benedito Roberto.
Que a sua alma descanse em paz.

A Páscoa em Benguela 

As celebrações pascais em Benguela marcam o tríduo pascal vivido a partir de Quinta-feira Santa, dia do Sacerdócio. O Bispo da Diocese, Dom Eugénio Dal Corso escolheu, desta vez, as paróquias da Santa Cruz do Lobito para celebrar a Ceia do Senhor, na noite de Quinta-feira Santa; e de São João do Cassoco, onde celebrou a Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa (ver foto). 
A seguir à liturgia da Paixão, Dom Eugénio presidiu ao fim da Tarde da Sexta-feira Santa a tradicional Via Sacra de rua. A procissão, como é já habitual, partiu da Igreja paroquial de Nossa do Pópulo à Sé Catedral, passando pelas principais ruas do centro da Cidade de Benguela. Na Sé, o Bispo deu a bênção a centenas de fiéis participantes, mas também estensiva a toda a Cidade.
Dom Eugénio lembrou os cristãos o sentido da paixão de Cristo que "por amor assumiu os nossos pecados" até à morte de cruz. O sentido do "amor deve marcar a vida do cristão", apelou.
As celebrações pascais continuam a ser vividas em todas as paróquias e todo o mundo católico. No Sábado Santo, o Bispo preside à Vigília Pascal na Sé Catedral; e no Domingo de Páscoa celebra a solenidade da ressurreição do Senhor no Centro do Niñgi-Niñgi, pertencente à Missão do Bambi, no Caimbambo.
A Páscoa é a maior celebração do ano na Igreja Católica, pois é o acontecimento de fé, mistério da nossa salvação operada por Jesus Cristo morto e ressuscitado. Com Cristo também nós ressuscitamos para uma vida nova e cantamos ALELUIA.

FELIZ PÁSCOA

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA