Morreu Arcebispo emérito de Malanje

Dom Luíz Maria viveu em trabalhou em Angola há mais de 52 anos, como missionário apaixonado pela África. Numa entrevista que o próprio concedeu ao Jornal Voz da Verdade, explicava os motivos da sua missão assim: "as três Dioceses Bascas tinham um compromisso missionário no Equador. Em 1959, decidiram iniciar uma presença missionária em Angola. E, Deus lá sabe porquê, escolhi Angola". O então neo-sacerdote acabou por vir a Angola para começar uma missão em que ele próprio afirma que "a minha vida sacerdotal é toda angolana".
Dom Luíz Maria foi ordenado Bispo de Malanje em 1996, e em 2011, com a elevação da Diocese para Arquidiocese, tornou-se o primeiro Arcebispo, tendo tomado posse no mesmo ano. Resignou um ano depois (2012) sendo sucedido no cargo por Dom Benedito Roberto.
Que a sua alma descanse em paz.A Páscoa em Benguela
A seguir à liturgia da Paixão, Dom Eugénio presidiu ao fim da Tarde da Sexta-feira Santa a tradicional Via Sacra de rua. A procissão, como é já habitual, partiu da Igreja paroquial de Nossa do Pópulo à Sé Catedral, passando pelas principais ruas do centro da Cidade de Benguela. Na Sé, o Bispo deu a bênção a centenas de fiéis participantes, mas também estensiva a toda a Cidade.
Dom Eugénio lembrou os cristãos o sentido da paixão de Cristo que "por amor assumiu os nossos pecados" até à morte de cruz. O sentido do "amor deve marcar a vida do cristão", apelou.
As celebrações pascais continuam a ser vividas em todas as paróquias e todo o mundo católico. No Sábado Santo, o Bispo preside à Vigília Pascal na Sé Catedral; e no Domingo de Páscoa celebra a solenidade da ressurreição do Senhor no Centro do Niñgi-Niñgi, pertencente à Missão do Bambi, no Caimbambo.
A Páscoa é a maior celebração do ano na Igreja Católica, pois é o acontecimento de fé, mistério da nossa salvação operada por Jesus Cristo morto e ressuscitado. Com Cristo também nós ressuscitamos para uma vida nova e cantamos ALELUIA.
FELIZ PÁSCOA