<$BlogRSDUrl$>

Testemunho! 

1º CONGRESSO MISSIONÁRIO MOTIVA CELEBRAÇÃO, NO BRASIL
FROM: ALBERTO MPINDI

Alo Benguela
Ombemwa yikalelene!
No dia 1 de Maio, por ocasião do nosso primeiro encontro em terra de missão, nós, os filhos de Benguela – Angola, aqueles que por sangue, missão e/ ou afeto estão ligados com o Ombaka Y’etu como presbíteros, religiosos e religiosas, estávamos congregados em casa das irmãs Filhas de Jesus, na Restinga, Porto Alegre, comemorando o dia do trabalhador, quiçá, o dia da família diocesana benguelense e refletindo sobre o nosso ser Missionário no estrangeiro. Como é óbvio, o nosso dia foi saudado por uma eucaristia a guisa benguelense, angolana e africana.
Feita a reflexão sobre os desafios a nós apresentados como missionários (as) no estrangeiro, lembrando a importância significativa que este dia primeiro refletia no nosso itinerário, na Igreja de Deus localizada no Brasil, nas dioceses onde somos agentes, meditando, ainda, sobre o contributo como filhos que beberam da fonte evangelizadora da Diocese de Benguela, diocese MAE – Mariana, Ad Gentes e Eucarística, conforme o caracterizou seu Pastor, o Senhor Dom Oscar Lino Lopes Fernandes Braga, Bispo diocesano, saudamos, apesar do oceano Atlântico que nos separa, o nosso PRIMEIRO CONGRESSO MISSIONÁRIO DIOCESANO.
A Eucaristia presidida pelo Padre Martinho Kavaya (Diocesanos de Benguela em Pelotas), concelebrada pelo Padre Mpindi Lubanzadio Alberto (PSDP – no Mato Grosso do Sul e depois em São Paulo), Ir. Filipe Ulica (PSDP – na PUCRS em Porto Alegre), Ir.Martinha Eyala (PSDP – em EST , Porto Alegre), Ir.Luzia - FJ (uige, missionária em Porto Alegre), Ir.Paulina – FJ (Uige – PUCRS – em Porto Alegre), Ir. Elisete – FJ (brasileira – na PUCRS – Porto Alegre), Ir. Flora Nambangala (Missionária de Benguela – Huambo em Porto Alegre) e a Jordana (Aspirante interna das Irs. Filhas de Jesus que muito promete para o futuro da congregação no Brasil) num clima de uma verdadeira festa e ao ritmo da nossa aldeia fraterna – Kimbo, ao som do batuque, e de todos os instrumentos que a mãe África nos proporcionou quando nos gerou; cânticos que não excluíram as palmas e a danças. Foi a epifania da comunidade dos Atos dos Apóstolos. Seguidamente, passamos para a partilha do pão da providência divina. Só descrevemos o que os nossos olhos podiam vislumbrar, a mente pensar, os lábios cantar, as mãos tocar, os pés dançar e a língua saborear.
Votos de Feliz Páscoa a família diocesana aos missionários (as) neste ano do Congresso Missionário Diocesano e muita saúde ao nosso Pai na Fé, o Senhor Dom Oscar Braga. Bem Haja a todos os benguelenses na diocese, no país e na diáspora. Bem haja aos benguelenses no Brasil que não puderam estar conosco neste dia consagrado a família diocesana de Benguela.
Em nome de todos
Pe. Mpindi L. Alerto

A paz em Angola é caminho e ainda processo. Estudantes angolanos em Roma fizeram debate. Padre Katchilinguitchiwe falou dos desafios. No link "opine aqui" voce pode ler a reflexão.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA