<$BlogRSDUrl$>

Jubileu com ordenações 

A Missão da Sagrada Família e a Paróquia de S. Francisco de Assis, no Caibambo celebra o jubileu, neste 2 de Agosto, com a ordenação de 4 novos padres: António Kulembe, António Custódio, Daniel Nguli João Kasuki.
O evento assinala 50 anos de missão e 60 da Paróquia, no município. A agenda das festividades contou com um acto social de palestra com a presença de autoridades civis, na sede do Município com prelectores que destacaram a presenças das origens pastoral. A ordenação de novos padres será presidida pelo bispo emérito de Benguela. A missão nos arredores do Município Caibambo abriu espaço para uma ampla cidadania com a entrega dos padres autóctones. Por isso homenageia pessoas que contribuíram para a evangelização. O nome de impacto é de padre Júlio Kamutali que trabalhou na missão, desde 1969 até 1975 e, no mesmo ano, na missão do Mbambi, mais ao interior do município do Caibambo, para estar mais perto do povo. Padre Domingos Cirilo Nunda deixou a sua marca na construção de uma escola que nos anos pós independência serviu ao ministério da educação como a única 2º nível, no Caibambo. A entrega missionária do padre Domingos Cirilo Nunda ficou conhecida também pela sua intrepidez pastoral, quando acusado de intriga politica foi parar várias vezes na cadeia de Benguela, até abandonar a definitivamente a comunidade por razões de segurança. Padre veio a falecer em Benguela num acidente de viação. Outra imagem de louvor no âmbito da homenagem é da Ir Teresa Bongo fuzilada, em 1994, com as palavras célebres às suas conferiras, como superiora da comunidade, no dia do martírio: “Não podemos sair e deixar o povo”. Eram mulheres grávidas com crianças pequenas que não podiam correr que procuram o edifício da Missão Sagrada Família para sobreviver da pólvora.
Para o padre David Kanhungu o jubileu será também uma oportunidade para reescreve a história da comunidade, fundada em 1959.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA