<$BlogRSDUrl$>

Diocese homenageia Dom Eugénio Dal Corso 

Quarta-feira, 16 de Maio de 2018

A comunidade diocesana de Benguela homenageia Dom Eugénio Dal Corso nesta quinta-feira, dia 17 de Maio, por ocasião do seu aniversário natalício que se assinala nesta data. O Bispo celebra o 79º aniversário numa ocasião em que prepara a Diocese e os fiéis para tomada de posse do novo Bispo de Benguela, a 10 de Junho próximo.
A missa será na Sé Catedral, às 18h, presidida pelo próprio e terá a transmissão directa pela Rádio Ecclesia em Benguela, numa programação especial. A comunidade diocesana homenageia Dom Eugénio Dal Corso, em acção de graças a Deus pelo dom da sua vida e pelos 10 anos que conduziu a Igreja diocesana de Benguela como Bispo titular, cargo que começo a exercer em Junho de 2008.
Dom Eugénio Dal Corso nasceu em Verona, Itália, a 17 de Maio de 1939.
Estudou teologia na Pontifícia Universidade Lateranense e no dia 7 de Julho de 1963 foi ordenado sacerdote. Exerceu os três primeiros anos de ministério sacerdotal em Roma, na Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia. No mês de Junho de 1967 doutorou-se em Sagrada Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense. Sucessivamente foi chamado a leccionar como professor na casa de formação da congregação. Em 1968, foi vice-pároco na paróquia da Madonna di Campagna até 1970, tendo continuado a exercer o ministério pastoral em Nápoles, como pároco de S. Giacomo degli Italiani até 1974. Em Janeiro de 1975 partiu para Argentina enviado em Missão e trabalhou aí durante 11 anos, na cidade de Laferrere, Província de Buenos Aires, trabalhando na pastoral paroquial e na formação religiosa e sacerdotal. Chegou a Angola, em Março de 1986, chamado a dirigir a Equipa Formadora do Seminário S.Paulo da Diocese do Uíje. Em 1991 foi nomeado Delegado Provincial dos Pobres Servos da Divina Providencia em Angola, e transferiu-se para Luanda, ficando a residir no Bairro do Golfo.
No dia 30 de Dezembro de 1995, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo coadjutor de Saurimo, vindo a ser ordenado no dia 3 de Março de 1996, em Luanda, na Obra da Divina Providência, Bairro do Golfo. Em 1997 tomou posse como Bispo titular da então Diocese de Saurimo e ficou no cargo até a de 18 de Fevereiro, quando Sua Santidade o Papa Bento XVI o nomeou para suceder a Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, como Bispo Diocesano de Benguela.

A data marca também em Benguela as festas da cidade de São Filipe - cidade das Acácias Rubras - que este ano assinala os 401 anos desde a sua fundação.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA