<$BlogRSDUrl$>

Bispos de Angola 

Bispos de Angola estão reunidos no Huambo a preparar a IIª Assembleia Especial para África. Segundo a programação o evento teve inicio no dia 19 e termina dia 20 de Junho de 2009. No primeiro dia os participantes ouvem sobre: Os vanços e recuos desde o último sinodo abriu os debates; Alguns lugares chaves das sociedades africanas dividido entregue aos tês facilitadores: Pe José Adriano Ukwatchali, Frei Mário Rui, Pe André Lukamba. No segundo dia dos trabalhos Reconciliação, Justiça e Paz em África pelo padre Jerónio Cahinga. Os trabalhos devem orientar pistas concretas para o trabalho de preparação IIª Assembleia especial para Africa nas dioceses de Angola.
Sagração episcopal
Neste domingo, 21 de Junho 2009 é ordeando, na Arquidiocese do Huambo, o Bispo do Namibe dom Mateus Feliciano anunciado por Bento VXI na sua visita a Angola. Até então era pároco da Sé Catedral do Huambo, e professor no Seminário Maior de Cristo Rei no Huambo.
Namibe é até então eclesiáticamente uma vigararia da Arquidiocese do Lubango. É limitado a norte pelo município de Baía Farta, (Benguela) a este pelos municípios de Camacuio, Bibala e Virei, a Sul pelo município de Tômbua, e a Oeste pelo Oceano Atlântico. É constituído pelas comunas de Namibe, Lucira e Bentiaba.
O bispo eleito é filho de Feliciano Kanombo e de Florentina Wandi, nasceu a 21 de Fevereiro de 1958, no Chinguar, Província do Bié. Começou a sua trajectória vocacional em 1971 como aspirante trapista. É padre desde 1983 é Doutor em Teologia Moral, com a tese: Problemas Morais à Luz da Assembleia Especial para África do Sínodo dos Bispos em vista a Nova Evangelização de Angola. Dom Mateus tem a tomada de posse marcada para o dia 5 de Julho.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA