<$BlogRSDUrl$>

Bispo emérito escreve aos missionários de Benguela na Guine – Bissau 

O documento chegou à Guiné–Bissau para os presbíteros de Benguela pelo Dr. Monteiro, médico guineense radicado em Itália.
Dom Óscar Braga, com uma juventude de alma no estilo que lhe é peculiar, lembra aos padres a não se descuidarem dos pilares da entrega missionária, na missão aos irmãos guineenses. “Espero que correspondendo ao projecto de ser missionário, sejais verdadeiros missionários”.
À frente da diocese de Benguela durante mais de 30 anos, Dom Óscar centralizou o seu dinamismo pastoral nas vocações, apresentando os Seminários como “o Coração da Diocese”. Aos 20 anos de Bispo, com os seminários cheios de jovens, não lhe faltaram críticas dos que pensassem que os jovens estariam na casa de formação para fugir à miséria com que se debatiam nas suas famílias. A personalidade teimosa do génio “Óscar Braga” não desistiu, educando os seminaristas para universalidade da Igreja. “A nossa vocação é ser padres para a Igreja, lá onde o Senhor nos chamar”, dizia. Assim, jovens hoje padres que talvez quisessem buscar os Institutos religiosos para realizar o sonho de ser missionário permaneceram na diocese.
Na carta, o bispo emérito de Benguela apela ainda a ter presente o que os diocesanos prometeram ao longo da sua caminhada espiritual, como missionários verdadeiros: “É nossa promessa ser Marianos e Eucarístico”, escreveu. O Clero de Benguela, além de Angola, abriu missões e paróquias FIDEI DONUM, na Europa e não só, nos lugares onde as comunidades se debatem com a falta de padres. O facto, no actual momento em que ocorre a celebração dos 25 anos do Seminário Maior do Bom Pastor, não pode passar despercebido à nossa leitura(Kdj).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA