<$BlogRSDUrl$>

PROGRAMAÇÃO DOS BISPOS PARA IMPRENSA 



DIA 20: CHEGADA OFICIAL POR CARRO: ENTRADA DO LOBITO VIA LUANDA,
ACOLHIMENTO E ACOMODAÇÃO NO HOTEL RIO MAR, NA CATUMBELA.
DIA 21 MISSA NA PARÓQUIA DA CATUMBELA ÀS 7HORAS; 9H CUMPRIMENTOS DE CORTESIA AO GOVERNADOR PROVINCIAL E AS 10 HORAS INICIO DOS TRABALHOS, COM A PRSENÇA DA IMPRENSA
DIA 22, 23 E 24 (RESERVADA AOS BISPOS COM BREFING DO PORTA-VOZ A IMPRENSA NO FIM DO DIA.
DIA 25, TEMPO LIVRE DOS BISPOS, VISITA AOS CABRAIS AOS SINISTRADOS DE CHUVAS E CORREDOR DO LOBITO
DIA 26 MISSA NA CATEDRAL DE BENGUELA E ALMOÇO NA BAIA FARTA, NO ESPAÇO LODGE CARLITOS VIEGAS
DIA 30 ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS E COMUNICAÇÃO A IMPRENSA
DIA 31 MISSA DE DESPEDIDA

DIOCESE DE BENGUELA, 14 DE MARÇO DE 2017

BENGUELA ACOLHE BISPOS CATÓLICOS 



A Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé reúne-se, em Benguela, de 21 a 29 de Março de 2017.
O evento marca o arranque dos trabalhos da Igreja Católica em Angola rumo ao 1º Congresso Eucarístico Nacional, agendado para junho de 2017, no Huambo, com o tema Emaús é Angola rumo à reconciliação.
Os bispos católicos de Angola e São Tomé, CEAST, reúnem-se ordinariamente duas vezes ao ano com temas específicos. A 1ª Assembleia plenária é de carácter pastoral, a qual habitualmente se realiza numa das dioceses e, a 2ª reunião mais de caracter institucional, normalmente acontece na sede da CEAST, em Luanda. Benguela foi escolhida para acolher a 1ª plenária deste ano de 2017, depois de terem os bispos estado no Kwanza-Norte (2016), Diocese de Luena (2015), São Tomé (2014), e Kuito Bié (2013).
As reuniões têm um carácter pastoral cabendo à diocese anfitriã indicar a modalidade do convívio dos prelados com o povo de Deus, num dos domingos durante a Assembleia.
HISTÓRIA DA CEAST
A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) é a maior instituição da Igreja Católica em Angola e São Tomé e Príncipe. Tem a sua sede em Luanda. Dom Filomeno do Nacimento Viera Dias, arcebispo de Luanda, é o Presidente em funções da CEAST, desde 9 de novembro de 2015 altura em que substituiu o anterior Presidente e atual Presidente do SECAM,Dom Gabriel Mbilingi instituição da Igreja Católica que responde pelos bispos de Africa e Madagascar. Em várias cartas pastorais, a CEAST tem chamado repetidamente por mais justiça social.
Em 1956, a Santa Sé determinou que fosse criada uma Conferência Episcopal integrada por Angola e Moçambique, tendo a mesma permanecido até 1967, data em que se processou o desmembramento destas duas regiões eclesiásticas.  Com a aprovação dos respectivos estatutos pela Sagrada Consagração Consistorial (actual Consagração dos Bispos), a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé adquiriu a autonomia, como expressão de uma Igreja adulta.
A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé conta actualmente com 20 dioceses.  Fazem parte da estrutura directiva sob a presidência de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dais, um vice-presidente e um Secretário, além de um Conselho Permanente composto por todos os arcebispos que atualmente são 5 arcebispos: Malanje, Saurimo, Huambo, Lubango e Luanda.
Benguela nos 400 anos de cidade a serem vividos neste 2017, cidade católica alegra-se com a presença dos prelados e conclama em expectativa a criação já avançada da diocese do Lobito, depois de repetidas visitas dos Nuncios apostolicos.

Católica em Benguela abre ano lectivo 2017 

O Instituto Superior Católico de Benguela abriu o ano lectivo de 2017 com uma cerimónia  realizada no centro do Luongo, no dia 11 de Março deste ano. A cerimónia começou com a celebração da missa presidida pelo Bispo de Benguela (ver foto), que é também o Chanceler do ISPOCAB, Dom Eugénio Dal Corso. 
O Direictor Geral da Católica, Amadeu Ngula, os seus directores adjuntos também estiveram presentes na celebração. 
A seguir à missa, os presentes assistiram a uma aula sapientia proferida pelo Professor Doutor Albertino Candimba Sebastião, actual Director Geral do Instituto Superior Politécnico de Benguela. O prelector expôs o tema da avaliação do ensino superior, sublinhando a importância do processo no âmbito do desenvolvimento da qualidade ensino e aprendizagem no país.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA