<$BlogRSDUrl$>

Casais Jovens ou novos casais? 

Angola vive uma "crise" de geração a nível politico... não será aqui também um lugar para continuar a reflectir  o ontem e o hoje da nossa evangelização?

Ao fazer -me esta pergunta, observei que jovens de menos de 15 anos de união familiar são o novo fenómeno na pastoral da família na Igreja de Angola. Nas comunidades urbanas, como no litoral de Benguela, por exemplo, o facto denomina-se de "Casais Jovens".
Eles e elas são mais sensíveis ao debate, no que toca a doutrina católica sobre a família  implicam-se com a estrutura tradicional da família tradicional. Pensam pela sua cabeça não aceitam, ao que parece que a Igreja se acomode ao tradicional "como era no principio agora e sempre".
Os lideres da pastoral da família na sua maioria casais mais velhos, ainda tem dificuldade de tratar com esta faixa etária. A nossa observação, com estes fenómeno, apresentar-se mais exigente  na demanda pastoral que o tradicional caminho da "Pastoral da Família", como viver a comunhão? Nas rodas sociais a tendência desta "nova mentalidade", mais jovem, é busca de uma Igreja mais  de " Misericórdia", mais tolerante o que entre nós ainda é "tabu", a julgar pelo caminho do nosso dia a dia comunitário, entre o tradicional (das nossa cultura africana) e o moderno (dado da fé inculturado). A Igreja Católica em Angola, tendo vivido o triénio da família (Família e Matrimónio, Família e Cultura, Família Reconciliação) parece não ter conseguida ainda dar uma resposta a este fenómeno.
Pela CEAST, Dom Emilio Sumbelelo, bispo do Uije, (foto) em um dos encontros nacionais de casais ouviu as propostas e sentiu a necessidade deste ventos que chegavam de todos os lados desta nossa Angola profunda, porém fez ecoar os seus conselhos  para mais entrega dos padres nas paróquias, o que parece pouco para muitos dos jovens contactados por nós.
A vida profissional, a comunicação no lar e as novas tecnologias, a educação dos filhos nos actuais modelos de cidade que hoje temos não exigirão já um directório pastoral da família?

Padre Quintino KANDANDJI

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA