<$BlogRSDUrl$>

Jornada sacerdotal 


Segunda-feira, 2 de Julho de 2018: A Igreja Católica de Benguela viveu mais um momento de graça e de alegria neste domingo, 1 de Julho, com dez ordenações sacerdotais e sete diaconais, em missa solene presidida pelo Bispo Diocese, Dom António Francisco Jaca, realizada na Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes, na cidade Episcopal.
Cumpre-se assim, a tradição das ordenações sacerdotais na diocese de Benguela de ser no país o “celeiro das vacações”, cujo pilar assenta-se nas vocações religiosas lançadas a cerca de 50 anos pelos primeiros bispos da diocese de Benguela.
A celebração eucarística vivida com fé pela comunidade diocesana foi concelebrada pelos bispos das dioceses do Kuito, Dom José Nambi, do Dundo, Dom Estanislau Tchindekaese, e pelo Bispo emérito Dom Óscar Braga, além dos sacerdotes, religiosos e religiosos vindos das distintas localidades do País.
Na sua homilia, na qual apresentou aos novos presbíteros e diáconos o significado, importância e implicações do novo ministério ao qual foram chamados, Dom António Jaca exortou-os a terem consciência da responsabilidade de terem sido escolhidos a servir Deus e a sua Igreja.
“Uma vez que respondemos sim assumimos um compromisso sério com Deus e sua Igreja, e aí não podemos viver a nossa vida, viver a nossa maneira. Vós fostes escolhidos para dar frutos, mas frutos que permaneçam. Ora, para dar frutos de bondade, o escolhido e o consagrado deve permanecer unido ao seu Senhor”, sublinhou Dom Jaca que presidiu assim, as primeiras ordenações desde que assumiu o governo da diocese a 10 de Junho de 2018.
Se alguém quer seguir Jesus, na vida sacerdotal, na vida religiosa para engordar a sua conta bancária, para ter uma boa vida, para ter um estatuto social, uma promoção, seguramente está no cominho errado”, lembrou o Bispo de Benguela, tendo acrescentado que o ministério presbiteral exige fidelidade.    
Trata-se de um estado de vida que se consubstancia no serviço a Deus e a sua Igreja. Este serviço realiza-se precisamente na vida pastoral, um compromisso que exige do sacerdote fidelidade ao seu ministério. Portanto, o sacerdote deve consagrar toda a sua vida ao serviço dos irmãos sem olhar a meios”, vincou.  Entretanto, dos dez jovens ordenados padres, três são membros da Congregação do Espírito Santo, os demais diocesanos que vão reforçar as comunidades paróquias, principalmente as do interior da diocese.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA