<$BlogRSDUrl$>

Vigararia da Ganda foi hoje canonicamente criada 

 Domingo, 15 de Maio de 2022: A nova Vigararia da Ganda foi hoje formalmente constituída como


cirscunscrição territorial que evolui para a futura diocese naquela região. O Bispo de Benguela, D. António Francisco Jaca, conferiu posse, neste domingo, ao padre Eduardo Alexandre como Vigário Episcopal desta nova Vigararia. Foi um marco histórico que dá início ao processo de criação da futura diocese da Ganda que já foi anunciada em Março de 2021 pelos Bispos da CEAST.

Para averiguar as condições pastorais e a situação eclesial de toda a zona leste, que integra os arciprestados do Chongorói, Cubal e Ganda, o Núncio Apostólico, D. Giovanni Gaspari, efectuou uma visita a todos estes arciprestados em finais de Outubro do ano passado e constatou, como disse na ocasião, estarem reunidas condições para a criação da diocese. Já foi decidido pelos Bispos que a sede desta nova diocese será o Município da Ganda, pelo que já a partir de agora o Vigário hoje empossado vai residir na sede da vigararia na vila com o mesmo nome.

A nomeação do Vigário Episcopal para esta vigararia tem como finalidade preparar a estruturas da futura diocese. Isto inclui a organização pastoral da comunidades eclesiais locais, das paróquias, missões e centros de pastoral. Hoje, durante a cerimônia, D. António Jaca pediu aos fiéis que se empenhem na construção da igreja catedral e do bispado nos próximos tempos para que quanto antes a diocese seja proclamada.

Por sua vez, o Vigário Episcopal da Ganda, padre Eduardo Alexandre, agradeceu a nomeação para esta nova missão que, a partir de hoje, assumiu. Pediu aos seus fiéis e aos sacerdotes que trabalham naqueles arciprestados ajuda, dedicação e oração. Depois de mais de 25 de vigário geral da Diocese de Benguela, o Sacerdote tem agora o desafio de lançar as bases para a futura diocese da Ganda.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA