<$BlogRSDUrl$>

Catarinas em festa vocacional na Missão da Catumbela 

A festa das vocações continuou neste domingo, dia 24 de Agosto de 2014, com mais votos perpétuos e celebrações jubilares de oito irmãs de Santa Catarina de Sena, na Missão Católica de Santo António da Catumbela. A celebração acontece no âmbito da tradicional e anual festa do 22 de Agosto que as religiosas catarinas celebram todos os anos para assinalar o dia da congregação.
Nesta festa, foram quatro as religiosas que emitiram os seus votos perpétuos na congregação; e outras quatro renovaram os votos por completarem 25 anos de vida consagrada no mesmo instituto feminino.
Presidiu à celebração o Bispo emérito, Dom Óscar Braga, ladeado pelo superior provincial dos missionários saletinos. Com a atraente celebração, a igreja da Missão ficou pequena pela grande afluência de fiéis que testemunharam o acto.
Dom Óscar motivou a assembleia com palavras inspiradas no evangelho do dia. Disse o Bispo emérito que Jesus, tal como perguntou aos seus discípulos sobre a sua identidade, hoje é a cada um de nós que dirige a mesma pergunta. O prelado continuou dizendo que devemos sempre renovar o nosso conhecimento sobre Cristo, confessando nele a nossa fé.
Às relgiosas, Dom Óscar também deu conselhos de fé e de seguimento. "O missionário deve sempre sentir-se cansado; e quando assim sentir deve dar graças a Deus", disse. Como sinal de trabalho, para Dom Óscar Braga, "o missionário/a que nunca se sente cansado de serviço ao povo de Deus, deve ir consultar o seu director espiritual". Com estas palavras, o bispo motivou as religiosas a amarem Cristo e servi-lo com fidelidade como esposo a quem as religiosas deram o seu consentimento.

Religiosas do Santíssimo Salvador recebem novas professas 

Irmã Iria Chilima recebendo votos da neo-professa
A congregação das irmãs do Santíssimo Salvador em Angola conta com mais quatro novas religiosas que emitiram votos perpétuos no instituto feminino. A cerimónia aconteceu no sábado passado, dia 23 de Agosto de 2014, no Santuário de Nossa Senhora da Graça em Benguela e foi presidida pelo Bispo emérito Dom Óscar Braga.
Cada uma das religiosas que emitiu os votos perpétuos entregou-se total e inteiramente a Cristo que definiu como seu esposo, afirmando cumprir o compromisso até à morte. Para isso, a dedicação à oração foi expressa nas fórmulas pronunciadas individualmente diante da superiora provincial.
Durante a cerimónia dos dos votos perpétuos, mais 6 outras religiosas da mesma congregação celebraram o jubileu de 25 anos de vida consagrada e renovaram o seu compromisso de seguir e servir Cristo, a Igreja e os irmãos. Como é já habitual na Diocese de Benguela, cerimónias do género reúnem sempre dezenas de sacerdotes e religosas de várias congregações.
Relgiosa renovam votos jubilares de 25 anos
Dom Óscar Braga disse na homilia que o serviço de Deus deve ser cada vez mais atraente para ser abraçado com amor e entrega total. dirigindo-se às religiosas, o Bispo emérito de Benguela pediu firmeza, dedicação e fidelidade ao compromisso que assumiam perante o altar e assegurou que "Cristo deve o vosso único esposo".
Diante da superiora provincial das Irmãs do Santíssimo Salvado, a Irmã Iria Chilinga, cada professa comprometeu-se ser membro da congregação para toda a vida, entregando o seu voto de obrediência, pobreza e castidade.
As Irmãs do Santíssimo Salvador estão presentes em Angola desde 1936 e, em Benguela, a primeira comunidade instalou-se na Missão do Ndunde, Município da Ganda. Actualmente, estão presentes em 10 dioceses/províncias de Angola: Benguela, Luanda, Ndalatando, Luena, Ondjiva, Menongue, Luabango, Huambo, Kwito-Bié e Malanje; contando ainda com uma comunidade no país vizinho da Namíbia.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA