<$BlogRSDUrl$>

Morreu o Padre Horácio da Silva 


A Diocese de Benguela e a Congreagação dos Missionários do Espírito Santo comunicam a morte do Padre Horácio da Silva (na foto, ao centro), neste domingo, dia 27 de Fevereiro, às 10h20. O Missionário, que no dia 18 de Março completaria 89 anos de idade, encontrava-se já doente ao longo da semana finda e faleceu no Hospital Central de Benguela. A missa do corpo presente será na terça-feira, dia 1 de Março, na Missão de Nossa Senhora da Nazaré, às 15h, e seguir-se-á o funeral para o Cemitério da Camunda.

Vida e obra do Padre Horácio da Silva
O Padre Horácio da Silva nasceu a 18 de Março de 1922, na cidade de Penafiel, no norte de Portugal. Depois de ingressar na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, no início dos anos de 1930, foi ordenado sacerdote em 1950. O missionário português veio para Angola em 1952, enviado para trabalhar na Missão espiritana do Bié. Mas, naquela região que tinha uma altitude de cerca de 1800 metros, o sacerdote teve uma crise. Assistido por um médico a abandonar a área, por questões do clima e dessa altitude, apanhou o comboio para Benguela e teve de viajar deitado. Quando chegou ao Município da Ganda, tentou levantar-se e sair do comboio, e logo se sentiu bem. Chegou a Benguela e nunca mais teve a crise de que se queixava no Bié.
Naquelas circunstâncias, o padre Horácio da Silva ficou, provisoriamente, na Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, ainda como doente em tratamento, até ao início de 1953. Logo a seguir, recebeu uma carta do Bispo de Nova Lisboa (Huambo) que lhe pedia a fundação de uma missão. Em resposta ao Prelado, o sacerdote sugeriu que a proposta fosse feita ao seu superior provincial, em Portugal. No entanto, manifestou a necessidade de ficar perto do mar, no litoral, lugar favorável para a estabilidade da sua saúde. O superior provincial dos Espiritanos respondeu favoravelmente ao pedido e só assim, alguns meses depois, o padre Horácio começava a assistir a área onde hoje está a Missão de Nossa da Nazaré que ele próprio fundou, em 1953. Começava, assim, uma longa história da acção pastoral e de edificação da comunidade da Nazaré que evoluía até à sua ligação ao Seminário do Bom Pastor.O grande missionário, Padre Horácio da Silva, marcou gerações, formou e educou grandes personalidades de Angola, baptizou milhares de cristãos. Viveu e testemunhou momentos de profundas crises sociais e políticas junto do povo simples, defendeu grandes causas a favor dos fracos. Nesses momentos, o Padre Horácio dispôs-se sempre a sofrer e, se fosse necessário, a morrer junto do povo que tinha à sua volta. Foi isso que expressou na última entrevista que concedeu ao Jornal Novo Rumo, que antes era uma revista que ele fundou nos anos 80.
Por este seu passado histórico, o padre Horácio da Silva é uma personalidade inesquecível na história da Diocese e incontornável na história do Seminário Maior do Bom Pastor, de modo especial na secção de Filosofia, em Benguela. O missionário acompanhou de perto todo o processo da fundação da casa da Filosofia, onde tomou parte activa. No ano de 1986, foi ele o artífice das obras do Seminário, que tinha projectado para servir de casa de acolhimento e de formação dos catequistas, sempre que houvesse tal necessidade na Missão da Nazaré.
Nesse ano de “86”, a solicitação do Bispo da Diocese ao superior da Missão de Nossa Senhora da Nazaré de que a obra em curso serviria para o futuro seminário maior, em Benguela, o padre Horácio aceitou de boa vontade cooperar com o Prelado no novo projecto e continuou a dirigir as obras até ao fim.
Depois da sua resignação de superior e pároco da Missão da Nazaré em 1996, o Padre Horácio da Silva passou os últimos anos da sua vida, até à data da sua morte, na comunidade espiritana da Paróquia de Nossa do Pópulo, em Benguela.
Paz à sua alma, descanse em paz.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA