<$BlogRSDUrl$>

Assembleia da Caritas apresenta conclusões 



Nos dias 8 e 9 de Novembro de 2017, foi realizada a Assembleia da Caritas Diocesana de Benguela, na casa dos cursos do Cavaco, presidida pelo Reverendo Padre Eduardo Alexandre, Vigário Diocesano em representação de Sua Excelência Reverendíssima Dom Eugénio Dal Corso, Bispo da Diocese Benguela, que contou com a presença de 268 delegados, sendo 193 do sexo feminino e 74 do sexo masculino. Destes, o Reverendo Padre João António Cuanza Manheke, pároco da Paróquia do S. Pedro do Liro - Lobito, o Revendo Padre, Fernando Hossi Faustino, pároco da paróquia de S. Francisco Xavier – Dombe Grande; cinco irmãs (5) das diversas congregações e dois (2) Evangelistas. Desta assembleia, foram elaboradas as seguintes conclusões e recomendações:

Conclusões
Que as paróquias e Missões da nossa diocese incentivem iniciativas locais que visem a assistência aos irmãos mais Carentes (os doentes domiciliares, os da 3ª Idade, órfãos, viúvas, portadores de deficiência desamparados e os itinerantes ou deslocados) em colaboração directa com os agentes da pastoral (Padres, irmãs, evangelistas) envolvendo a participação de toda a comunidade local.

Que se crie uma dinâmica da pastoral da Caritas diocesana que favoreça a comunicação e revitalização da Caritas a nível das Paróquias e Missões, com maior prioridade, as do Interior;

Que o Organigrama da Caritas seja funcional a partir da Diocese, às Paróquias e Missões, até aos Centros e Capelas, cabendo à Paróquia ou Missão, o fornecimento ou o envio à Comissão Diocesana do relatório anual de todas as acções realizadas.
 
Que se realizem acções formativas em matéria de Liderança que visem profissionalizar os membros da Caritas no exercício de suas actividades Sócio/Caritativas sobretudo na identificação, elaboração e implementação de novos projectos, ao mesmo tempo que todos os membros manifestem o interesse de estudar bem o historial da Caritas, desde a sua génese até aos nossos dias. 

Recomendações:
A Estruturação da Caritas deve seguir os trâmites ou linhas orientadoras da Igreja Universal, integrando membros que possam realizar trabalho não só de boa-fé, mas também de qualidade; ao mesmo tempo que se realize uma pastoral social para a integração dos Jovens na Caritas;

Que as acções de assistência e a implementação de projectos locais, sejam geridos com devida transparência, prestando contas à comunidade que por natureza é doadora dos referidos bens;

A Educação e a Saúde constituem um dos sectores Sócio/Caritativos de parceria. A ser assim, recomenda-se que as Paróquias e Missões continuem a implementar a Alfabetização e programas de Saúde apesar das dificuldades conjunturais dos nossos dias.
 
Benguela, 09 de Novembro de 2017

O Director Diocesano da Caritas
Pe. Gabriel Marcos


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA