<$BlogRSDUrl$>

Católicos em Benguela homenageiam defuntos 

Quinta-feira, 2 de Novembro

Milhares de fiéis da Igreja Católica, na Diocese de Benguela, homenagearam neste dia 2 de Novembro de 2017 os fiéis defuntos com visitas aos cemitérios onde realizaram orações e celebrações de missas pelas almas de milhões de homens e mulheres que já partiram deste mundo.
As celebrações litúrgicas tiveram lugar nos cemitérios de Benguela, Baía-Farta e Catumbela, onde os Bispos Dom Eugénio Dal Corso e Dom Óscar Braga (emérito) celebraram eucaristias para sufragar todos os defuntos.
De acordo com o calendário litúrgico católico, a comemoração de todos os fiéis defuntos é uma celebração universal na Igreja, com uma longa tradição que remonta ao séc. X em França e que invoca numa só celebração a memória de todos os fiéis defuntos. Neste acto litúrgico, tornou-se costume que a Igreja vai aos locais onde jazem estes fiéis (cemitérios) para ali celebrar a eucaristia pelas suas almas. Durante o ano litúrgico, é já missão da própria Igreja rezar pelas almas dos defuntos em todas as missas, independentemente de haver intenções particulares.
Em gesto de caridade e solidariedade, o dia de todos os fiéis defuntos marca a celebração da fé na ressurreição e na vida eterna. Foi isto mesmo que os bispos lembraram nas missas que presidiram nos cemitérios principais da Diocese.
Os cristãos depositaram flores nos túmulos dos seus familiares e rezaram por eles como lembrança mas também como solidariedade e caridade cristã, segundo os ensinamentos da Igreja. Rezar pelas almas dos defuntos e, em particular, pelas almas do purgatório, é  caridade e missão da Igreja e dos cristãos vivos. Assim, todo o mês de Novembro é dedicado a este propósito.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA