<$BlogRSDUrl$>

Retiro do clero termina primeira etapa 

Sexta-feira, 7 de Fevereiro de 2020: O primeiro turno do retiro do Clero diocesano de Benguela terminou hoje com a missa de encerramento presidida pelo Vigário Geral da Diocese, padre Eduardo Alexandre, na capela do Seminário Maior de Filosofia. O retiro que começou no dia 2 deste mês teve como pregador o Vigário Geral da Arquidiocese do Lubango, padre Maurício Kapembe, que também vai orientar a segunda etapa do segundo turno para outros sacerdotes a começar no domingo, dia 9 até 14 do corrente mês de Fevereiro.
Durante estes dias, os padres de Benguela reflectiram sobre a sua vida, missão e identidade sacerdotal à luz do ministério apostólico de São Paulo. O padre Maurício ajudou os seus colegas no sacerdócio a esforçarem-se a viver como "cristãos e como sacerdotes" para dar o maior testemunho da palavra anunciada ao povo de Deus. O itinerário percorrido nestes exercícios espirituais articulou-se com duas conferências em cada dia e as celebrações da missa e exercícios de piedade. No dia do encerramento, os padres celebraram o sacramento da confissão e a eucaristia final.
O Bispo emérito de Benguela, Dom Óscar Braga, também participou do retiro desde o início até ao fim.

Breve perfil do Pregador


O padre Domingos Maurício Kapembe nasceu em Moçâmedes, Província do Namibe, aos 24 de Junho de 1967, Filho de António Kapembe e de Avelina Tchitico, uma família oriunda da comuna do Cuíma, Município da Caála, Província do Huambo, que em finais da década dos anos 60 do séc. XX, se deslocou àquela Província, mais propriamente, a São Nicolau, actual Bentiaba, no âmbito do colonialismo Português que para lá os levou como presos.
O padre Maurício, como é conhecido fez o propedêutico no Seminário São José-Mapunda, na Arquidiocese do Lubango entre os anos 1985 a 1987.
De 1987 a 1990 fez o Curso de Filosofia no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus, em Luanda e no mesmo Seminário fez o curso de Teologia de1990 a 1994.
Foi ordenado Diácono a 16 de Outubro de 1994 e a 20 de Agosto de 1995, Sacerdote pelas mãos de Dom Manuel Franklim da Costa, então Arcebispo do Lubango. 
É mestre em Sagrada Teologia, opção Teologia Bíblica, pela Pontifícia Faculdade Teológica de Sicília, S. João Evangelista, em Palermo - Itália, com uma dissertação sob o tema: “A crise e a universalidade da casa de Deus em Is. 56,1-8: Aspectos literários, exegéticos e teológicos”, tendo obtido a classificação final de Magna cum Laude (alta com louvor).
Actualmente, o padre Maurício é Vigário Geral da Arquidiocese do Lubango.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA