Clero de Benguela começou hoje retiro anual
O pregador do retiro é o padre Ticiano Tosi (na foto), vindo de Verona-Itália, convidado pelo Bispo da Diocese, Dom Eugénio Dal Corso. Ao Yakela Otchili, o sacerdote que foi colega do Bispo de Benguela, disse que trouxe ao clero de Benguela "uma m
ensagem de alegria" que "viver no sacerdócio alegres e felizes é melhor experiência de vida", qurendo "incentivar os nossos sacerdotes que sejam felizes na sua missão".
Da sua vasta experiência de 53 anos de sacerdócio, o padre Tosi disse também "vai levar uma boa lembrança" dos padres de Benguela, que considera que formam um clero muito jovem e uma Igreja muito dinâmica.
Depois deste primeiro turno, o padre Tosi vai também orientar o segundo turno que começa já no próximo domingo dia 12 até 17 de Fevereiro.
Dom Óscar Braga homenageado
Durante a missa, o Vigário Geral da Diocese, padre Eduardo Alexandre, que proferiu a homilia enalteceu os feitos que Dom Óscar realizou durante o tempo do seu pastoreio diocesano, realçando a sua fidelidade ministerial ao sacerdócio de Cristo.
Dom Eugénio agradeceu ao Bispo emérito "tantos anos de serviço pastoral à Igreja de Benguela" e desejou ao seu antecessor longos anos de vida.
Dom Óscar Braga foi ordenado bispo a 2 de Fevereiro de 1975, na Sé Catedral de Malanje e veio para Benguela como segundo Bispo a 16 de Fevereiro do mesmo a
no. Assumiu a diocese, criou estruturas e trabalhou arduamente para a promoção das vocações sacerdotais com a criação de seminários diocesanos do Propedêutico, Filosofia e Teologia.
no. Assumiu a diocese, criou estruturas e trabalhou arduamente para a promoção das vocações sacerdotais com a criação de seminários diocesanos do Propedêutico, Filosofia e Teologia.
Por limite de idade, renunciou em 2008, sendo substituido no cargo por Dom Eugénio Dal Corso, terceiro Bispo da história da Diocese de Benguela.
ICRAs de Angola reuniram-se em Benguela
A abertura da jornada ficou marcada por uma celebração eucarística presidida pelo Bispo de Benguela, dom Eugénio Dal Corso, na casa dos cursos do Cavaco. A seguir à missa de abertura houve uma sessão de informações sobre os objectivos do encontro. Presentes nessa sessão estiveram Dom Eugénio Dal Corso, o Delegado Provincial de Educação de Benguela, Dr. Samuel Malesi, o Director Nacional dos ICRAs e o Director Diocesano do ICRA, Pe. Dâmaso Liberal.
Dom Eugénio Dal Corso realçou a importância da educação e do ensino ministrados na instituição que não devem deslocar-se dos valores cristãos. O Bispo pediu maior rigor no ensino e seriedade para as classificações aos alunos, pedindo mesmo que "deve passar quem sabe".
Por sua vez, o Director Provincial da Educação disse que "a Igreja Católica é parceira do Estado" e neste sentido é importante o contributo que as instituições de ensino católicas dão ao País.
Depois da sessão de abertura, continuaram os trabalhos com os representantes dos ICRAs de todo o País.