<$BlogRSDUrl$>

Religiosa consagra-se para sempre 

A irmã Teresa Francisca Mota consagrou-se definitivamente a Deus e à Igreja ao emitir os votos perpétuos, este domingo, 11 de Agosto de 2013, numa cerimônia celebrada na Sé Catedral de Benguela.
Firme na decisão de servir os irmãos com o carisma franciscano e missionário, a irmã Teresa teve um percurso longo de formação que hoje atingiu o momento decisivo com a sua entrega total. Com 36 anos de idade, Teresa Mota fez os primeiros votos na congregação das Franciscanas Missionárias de Maria em 2006, no Lubango, e desde então trabalhou em várias comunidades em Angola, França e nos Camarões.
Na celebração de hoje, centenas de fiéis e numerosas religiosas de diversas congregações testemunharam o acto que também foi acompanhado pelos familiares da professa que escolheu a Sé Catedral, sua paróquia de origem, para dar o seu sim definitivo a Deus. A superiora provincial da Franciscanas Missionárias de Maria, irmã Gertrudes Tchilombo, recebeu os votos de mais um membro da congregação diante do Bispo.
A família também confirmou diante de toda a assembleia que "concorda, respeita e se orgulha com a decisão" que a sua filha tomou de se entregar ao serviço missionário. Em declaração lida por um membro da família da irmã Teresa Mota, foi expresso o agradecimento do dom da vocação que a religiosa descobriu e amadureceu durante anos até ser uma resposta pessoal de entrega.
Dom Eugénio Dal corso que presidiu à eucaristia, com Dom Óscar Braga presente, defendeu a necessidade de aprofundar a fé como "garantia das coisas do alto, coisas que não se vêem". Durante a sua homilia, o Bispo de Benguela disse que devemos olhar para "os vários exemplos que a Bíblia nos mostra sobre a fé", a começar por Abraão, nosso pai na fé. Para o Bispo, só a fé torna possível o ardor missionário, pelo que a escolha da irmã Teresa Mota ao consagrar-se à missão mostrou esta prova de uma fé decidida que deve ser mais profunda na vivência do carisma franciscano.
A professa exprimiu também a sua alegria pelo dom que recebeu. No fim da cerimônia tomou a palavra para agradecer a todos os que a ajudaram a encontrar as maravilhas de Deus. A irmã Teresa Francisca Mota recebeu o seu envio missionário para trabalhar na Província Franciscana de França-Suíça, para onde deverá viajar nos próximos tempos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA