<$BlogRSDUrl$>
Justiça e Paz
Dom Sumbelelo mostrou-se preocupado com a situação do repatriamento de angolanos do Congo Democratico. O bispo falava à Rádio Eclesia, a partir de Roma, onde participa da II Assembleia dos Bispos, em Roma. “Estou apreensivo porque vivo numa diocese de fronteira”, disse. Dom Emílio Sumbelelo que é Presidente da Comissão da Justiça e Paz e Emigrações, apontou que os dois governos têm que relançar um caminho para pôr cobro a situação, pelo caminho da diplomacia. Para dom Sumbelelo, o Sínodo não vai abordar a questão do Congo, mas é sensível ao problema da Justiça e Paz.
Sínodo dos Bispos
O tema do Sínodo foi trazido na celebração que marcou o fim das actividades da visita pastoral da Missão do Santo António da Catumbela, realizada pelo bispo da Diocese de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso. A comunidade que é animada pelos missionários saletinos rezou pelo bom desempenho da II Assembleia Especial para África do Sínodo dos Bispos, que se realiza de 4 a 25 de outubro com o tema: “A Igreja na África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz”, em Roma. A palavra pregada suscita uma resposta de fé ao coração convertido que clama por uma opção de fé incultura. O "segue-me" deste domingo no evangelho de Marcos, 28º do Tempo Comum- Ano B- foi expresso com símbolos, seja na palavra acolhida com nas ofertas apresentadas ao Altar, bem como em outros gestos para exprimir o viver e o crer em África.
Dia de S. João Calabria
O dia 8 de Outubro, dia do nascimento de são João Calabria foi comemorada por toda família calabriana, em Benguela, em missa que marcou o ponto mais alto das jornadas de dedicação ao Santo, na casa de formação dos padres pobre servos da divina providencia. Dom Eugénio Dal Corso, PSDP, celebrou a eucaristia que contou com a presença do regional dos saletinos padre Venâncio Nunda e do enviado delegado dos pobres servos em Angola padre Telmo. O bispo de Benguela recordou que João Calabria era é um exemplo para todo o cristão. “A Igreja tem necessidade da fé em Deus e do amor aos mais pobres”, apelou. A festa que serviu para inaugurar a capela na casa de formação vai prosseguir, incluindo a comunhão com o povo nas comunidades da paróquia de Nossa Senhora da Graça, onde trabalham os pobres servos e no bairro da Gama onde tem uma capela de dedicação.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA