<$BlogRSDUrl$>

Sobra em Benguela 

Padre José Maria Monteiro
Foi com muita dor e tristeza que tomei conhecimento da morte do nosso Pe Júlio Gonçalves por meio do Jornal Apostolado na sua página digital. Acaba por ser mais uma perda irreparável no presbitério de Benguela que contava com o entusiasmo deste jovem no acompanhamento da Pastoral da Criança a nivel do ´País. A sua disponibilidade e alegria contagiavam todos os que estivessem a sua volta.
A morte de tantos sacerdotes jovens em Angola e em Africa devem levar-nos a acções mais concretas. Como organizar as nossas comunidades para que ninguém possa sofrer no silêncio acabando até por morrer sozinho? E como organizar a nossa assistencia médica para prevenirmos certas surpresas?
Que o nosso Padre Júlio Gonçalves seja nosso intercessor junto do Pai. Que o Senhor tenha compaixão deste seu servo e o receba no seu Reino.

Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
É com muito pesar que tomei conhecimento do falecimento do Pe. Júlio Gonçalves de uma maneira inigmática. Pe. Júlio estará sempre presente na minha vida pois juntos desbravamos mundos e fundos para o pleno exercício do ministério sacerdotal. Juntamente com Pe. Paulo Hondjo não tenho dúvidas que estarão intercedendo por todos os Dominicanos. Que Deus o tenha na sua glória. Descanso e Paz à sua alma. Aos Bispos, ao Clero e à diocese e aos famíliares me uno neste momento de saudades e não de tristeza. Pois acredito no encontro magestático com Deus eternamente. À Todos desejo votos de uma abençoada Semana Santa.

Padre Martinho Kavaya
Tendo recebido a notícia do falecimento misterioso do Reverendo Pe. Júlio Gonçalves, presbitério do clero diocesano de Benguela - Angola, a Comunidade Angolana (missionários e estudantes), no Rio grande do Sul, se reuniu, na Restinga – Porto Alegre, às 18h.00, na comunidade das Irmãs Missionárias dos Pobres, fundadas pelo Padre Gino Gato, dos Pobres Servos da Divina Providência. Este encontro consistiu fundamentalmente na celebração de uma eucaristia, em memória deste sacerdote que doou plenamente sua vida em favor dos mais desfavorecidos, na pastoral da criança. Nesta missa participaram as Irmãs Filhas de Jesus, das quais: Lúcia e Luzia (angolanas), Talita (italiana), Neuza (brasileira); Irmãs Missionárias dos Pobres, entre elas Teresita (Urguia); os padres e irmãos PSDP, entre eles: Pe. Tranquilo (brasileiro que presidiu a celebração), Ir. Paulo (brasileiro) e Ir. Filipe (angolano) e Pe. Martinho Kavaya que foi o pregador. À Sua Excia.o Senhor Dom Eugênio Dal Corso, Bispo Diocesano, à Sua Excia. o Senhor Dom Óscar Braga, Bispo Emérito, ao Presbitério de Benguela, aos Religiosos e Religiosas, aos familiares do Padre Júlio, à grande família da Pastoral da criança e a todo o povo de Deus de Benguela vão os nossos sentimentos de pesares. Que o Senhor da vida acolha o seu servo que tanto se dedicou para que no mundo todas as pessoas tenham vida e a tenham em abundância. Partilham desta hora, mesmo à distância, os Padres Augusto Epalanga, Mpindi, Irmã Martinha Eyala, as irmãs Saletinas, Glória e Salala e tantos leigos residentes e estudantes no Brasil. Que o nosso Júlio descanse em Paz.

Óbito
O padre Júlio Gonçalves foi encontrado morto na sua residência, nesta segunda-feira dia 30 de Março de 2009, pelas 110:45, em Benguela.
O facto chocou a comunidade que em seguida chamou a policia de investigação criminal e os serviços de medicina legal. Segundo os dados apurados até ao momento, a morte do padre teria ocorrido no agravamento de saúde, na sequencia de uma consulta realizada à dias.
A missa das exéquias ocorreu nesta 4ª Feira, presidida pelo bispo emérito de Benguela, Dom Óscar Braga, tendo reunido também irmãos das comunidades vizinhas do Sumbe e Lubango. Padre Júlio era coordenador nacional da Pastoral da Criança e ocupava a vida no exercicio de animação nas diocese deste serviço.
O presbitero nasceu no dia 13 de Abril de 1973, filho de Higino Gonçalves e Delfina Nalumbugu, em Katchiungu, Provincia do Huambo. Desde as sua ordenação de diácono em 1999, passou pelas comunidades do Sagrado Coração de Jesus, Cubal e Paróquia de S. Paulo da Bela Vista.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA