<$BlogRSDUrl$>

Madres reparadoras tem nova superiora da comunidade em Angola 



Ir Tereza Cabundo, (3ª da esquerda) natural do Huambo até agora superiora da Caop, diocese de Caxito substitui a Maria dos Anjos, delegação de Angola. Segundo a Ir Maria Tomé que contou o facto a nossa reportagem a escolha foi um processo que começou em Março de 2017.
 As Irmãs reparadoras estão na Diocese de Benguela, desde os anos de Dom Armando Amaral, 1º Bispo de Benguela e têm presença no Lobito, Benguela e Alto da Catumbela. A congregação ainda não começou o processo de formação da província, um dos maiores desafios das religiosas angolanas, mas a delegação com o crescimento de vocacional tem dado provas de que o caminho pode ser atingido.
 Segundo a Ir Tomé os trabalhos do anúncio aconteceram esta semana um pouco depois da Epifania do Senhor, com a presença de 20 delegadas e 2 convidados. O Padre Pina Ribeiro, português, amigo da Congregação que sempre acompanha os capítulos aceitou o desafio de nos ajudar. O desafio para ela neste mandato da Ir Cabundo será o de reforçar o clima de confiança e unidade para que possamos lançar a semente para a nossa identidade angolana na congregação e chegarmos um dia a autonomia, em meio as dificuldades que as exigências que nos são colocadas, neste sentido.
Ir Maria dos Anjos depois da Assembleia está a visitar ao lado da superiora geral as comunidades do interior. Os trabalhos da abertura da assembleia foram abertas pelo bispo da diocese Dom Eugénio
As Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado nasceu em 1942 na diocese de Bragança, Portugal e chegou a Angola em 1962. Em 1968 tomaram conta do Lar Mae de Deus, mais conhecido como lar das velhinhas, no Centro da Cidade do Lobito (Sagrado Coração de Jesus).
Em 1976 o lar sofreu muito com os confrontos de partidos políticos, mas sobreviveu até aos nossos dias no cuidado com a 3ª idade.
Em 1979 abriu o noviciado e começou a partir daí a abrir novas comunidades, com uma presença junto do dispensário da Cabaia e assistência as comunidades de Arrábida, e Copão, no Lobito
Em Benguela, a presença das Servas Reparadoras Franciscanas de Jesus Sacramentado deu palmas ao martírio com grande testemunho de umas das religiosas no eixo, Alto da Catumbela Ganda, em plena guerra civil. O número das religiosas cresce como sinal de que o sangue é semente dos cristãos.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA