<$BlogRSDUrl$>

Jubileu sacerdotal de Dom Eugénio Dal Corso 

Dom Eugénio Dal Corso proferindo homilia na missa jubilar
O Bispo de Benguela Dom Eugénio Dal Corso comemorou 50 anos de ordenação sacerdotal, no domingo, dia 7 de Julho de 2013. 
A data assinalou ainda as ordenações de 7 novos padres e 5 diáconos, na Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes, uma cerimónia que demorou das 9 às 13.30 horas. 
Nas cerimónias destacou-se a presença do Núncio Apostólico em Angola, Dom Novatus Ruga mbwa, que leu a mensagem do Papa Francisco em homenagem a Dom Eugénio Dal Corso.
Outros bispos participaram da missa, nomeadamente, o Arcebispo do Huambo, Dom José de Queirós Alves, Dom Francisco Viti, Dom Zacarias Kamwenho, Dom Emílio Sumbelelo, Dom José Nambi, Dom Mário Lukunde e Dom Shingo Ya Hombo.


Sete novos sacerdotes

Dos eventos programados para preparar as celebrações jubilares, organizou-se na Diocese uma semana de oração e acção de graças a Deus pelo Dom do sacerdócio de Dom Eugénio. Outro grande momento foi marcado pelas jornadas teológicas em homenagem ao Bispo, que decorreram no Seminário de Filosofia, nos dias 5 e 6 de Julho. PARABÉNS, DOM EUGÉNIO DAL CORSO.

Nota biográfica

D. Eugénio Dal Corso nasceu em Verona-Itália, a 17 de Maio de 1939. Depois de concluir os estudos primários na sua terra natal, entrou no Instituto da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, onde frequentou os estudos liceais e o curso de Filosofia. Transferiu-se, depois, para Roma onde frequentou, na Universidade Lateranense, os estudos teológicos e obteve o doutoramento em Teologia Dogmática.
Foi ordenado sacerdote a 7 de Julho de 1963, em Verona. Depois de celebrar a sua primeira missa solene a 14 de Julho do mesmo ano, passou a exercer uma intensa actividade pastoral em Itália até 1975. Neste ano, foi transferido para Argentina onde, como padre, D. Eugénio Dal Corso desempenhou uma acção ao serviço da “cura pastoral”, tendo assumido, mais tarde, o cargo de formador dos aspirantes à vida religiosa.
De Argentina foi transferido para Angola em 1986, onde passou a trabalhar na província do Uíje, como reitor do Seminário Maior daquela Diocese. Em 1992, foi transferido para Luanda, para exercer o cargo de Delegado Provincial da Congregação dos Pobres Servos em Angola.
Depois de 3 anos, o Papa João Paulo II nomeou-o Bispo Coadjutor da Diocese de Saurimo, a 30 de Dezembro de 1995 e recebeu a ordenação episcopal a 3 de Março de 1996. Com a resignação de D. Pedro Marcos Ribeiro da Costa, então bispo titular de Saurimo, Dom Eugénio assumiu o cargo de bispo diocesano no dia 15 de Janeiro de 1997, exercendo funções durante 11 anos.
Em 18 de Fevereiro de 2008, D. Eugénio foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, Bispo da Diocese de Benguela, sucedendo a D. Óscar Braga que resignava por limite de idade. O novo Bispo tomou posse a 1 de Junho do mesmo ano de 2008, numa cerimónia que iniciou na Sé Catedral de Benguela, e terminou com a celebração solene da eucaristia, no Santuário de Nossa Senhora da Graça.
Dom Eugénio Dal Corso é, actualmente, o 3º Bispo da história da Diocese de Benguela, depois de D. Armando Amaral dos Santos (1970-73) e D. Óscar Braga (1975-2008).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA