<$BlogRSDUrl$>

Semana de Pastoral 2012 




Anfiteatro do Seminário de Filosofia
               Como acontece todos os anos, no fim de cada litúrgico na Diocese de Benguela, iniciou, na manhã desta segunda-feira, dia 27 de Novembro de 2012, no Seminário Maior do Bom Pastor, Secção de Filosofia, mais uma Magna Assembleia dos     Agentes de Pastoral, sob a presidência do Pastor da Diocese, Sua Excelência Reverendíssima Dom Eugénio Dal Corso, para reflectir sobre o tema central “A Família e Cultura”. Neste primeiro dia da Semana de pastoral, as actividades cingiram-se na leitura e análise dos relatórios das actividades realizadas ao longo do ano que está a terminar, pelas diversas Comissões Diocesanas, bem como, traçar os objectivos gerais e específicos das tarefas pastorais a serem implementadas em 2013 na Diocese.
          A Comissão da Pastoral para os Migrantes e Itinerários, Organismo Social da Igreja que tem como objectivo fundamental, desenvolver acções solidárias e espirituais a favor da mobilidade humana e dedicar-se á integração social e comunitária dos que chegam para residir de modo permanente ou temporário nas nossas comunidades, criada recentemente pelo Bispo, marcou uma das novidades do dia, depois do anúncio, ainda pelo Bispo, da nomeação de novos arciprestes a partir de 2013 a 2015, em algumas zonas da Diocese.
          Durante a Semana de Pastoral, os participantes serão ainda informados sobre a nota pastoral saída da Segunda Assembleia Geral Ordinária que decorreu e em Luanda, nos dias 14 a 21 do corrente mês de Novembro de 2012.
           As actividades terminam na sexta-feira, dia 31 de Novembro. Participam na Semana de Pastoral todos os sacerdotes, religiosos e religiosas, representantes das diferentes Comissões Diocesanas, vindos de todas as Paróquias e Missões da Diocese.


Segunda Assembleia Ordinária dos Bispos de Angola e São Tomé 


     
              A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé reforçou, durante a sua Segunda Assembleia Geral Ordinária que decorreu em Luanda de 14 a 21 do corrente mês de Novembro de 2012, abordou diversas questões, depois da leitura e análise dos relatórios das Dioceses e Arquidioceses e a aprovação da Mensagem sobre «Família e Cultura». Outrossim a emissão da Nota Pastoral sobre a problemática da feitiçaria e sua implicação na pastoral, um assunto que está a preocupar a Igreja Angolana.
            O fenómeno ameaça a fé cristã nos dois países, segundo as conclusões da Segunda Assembleia Plenária da CEAST. Por isso, os Bispos reconheceram a necessidade de se investir na formação bíblico-catequética dos fiéis, para fazer face aos “inúmeros desafios impostos pelo fenómeno em causa”. Desafios aliados a outros males culturais como a crença em feitiçaria e o regionalismo, factos que “ensombram a fé dos cristãos” já denunciados pelo Papa Bento XVI na sua mensagem a quando da visita Ad Limina dos Bispos de Angola e São Tomé e Príncipe em Roma. Para fazer face à realidade, os Prelados exortam pela necessidade de maior esforço de conversão dos fiéis. Os Bispos ainda alertaram a todos os féis católicos que doravante venham a ser apanhados nas malhas da feitiçaria, ou seja, serão punidos com interdição ou suspensão temporários “todos aqueles fiéis leigos, religiosos e religiosos e sacerdotes que recorram e fomentem a prática da feitiçaria”.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA