<$BlogRSDUrl$>

Corpo do padre José Tchiponge chega a Benguela 

Quarta-feira, 5 de Fevereiro de 2020: O corpo de Reverendo padre José Tchiponge, falecido em Portugal no dia 27 de Janeiro passado, chegou esta manhã à Diocese de Benguela. Numerosos fiéis, sacerdotes, religiosos e religiosas de vida consagrada receberam os restos mortais do padre Zé no aeroporto da Catumbela, onde, pelas 7.30h desta manhã, a urna foi recebida e, em cortejo, levada para a igreja da Sé Catedral onde às 11h se celebrou a missa de corpo presente.
O corpo foi acompanhado pelo Bispo da Diocese, Dom António Jaca que também já está em Benguela de regresso da Europa onde acompanhou os ritos fúnebres do padre, tendo celebrado no Santuário de Fátima, em Portugal, a missa de corpo presente com os sacerdotes de Benguela que se encontram a trabalhar em várias dioceses portuguesas.
Em Benguela, centenas de fiéis, mais cem de sacerdotes, religiosas e religiosos de várias congregações participaram da missa do corpo presente, presidida pelo Bispo da Diocese, D. António Jaca, com a presença de Dom Óscar Braga, na Sé Catedral, às 11h.
Às 14h, o cortejo fúnebre do padre Tchiponge partiu para Cubal, onde será sepultado nesta quinta-feira, dia 6, às 11h, no cemitério daquele Município.

Alguns dados biográficos

O Reverendo Pe. JOSÉ TCHIPONGE nasceu aos 29 de Abril de 1976, no Município de Benguela, Província de Benguela, filho de Serafim Cipriano Tchiyumbo e de Júlia Francisco.
Baptizado na Missão Católica do Cubal, a 14 de Outubro de 1976, recebeu o sacramento da confirmação a 22 de Junho de 1997 na Paróquia da Sé Catedral, em Benguela.
Tendo frequentado os estudos do Propedêutico e da Filosofia no Seminário do Bom Pastor, iniciou os estudos teológicos no ano de 2000, tendo-os terminado em 2004, ano em que foi ordenado diácono no dia 1 de Agosto, no Santuário de Nossa Senhora da Graça, em Benguela.
A 7 de Agosto de 2005, foi ordenado sacerdote, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus do Cubal.
Durante o seu ministério sacerdotal desempenhou os seguintes cargos:
2004 a 2007 – Vigário da Missão de Nossa Senhora da Apresentação da Chicuma.
2007 a 2015 Vigário paroquial do Sagrado Coração de Jesus do Cubal.
De 2015 a 2019 – Ecónomo da Diocese de Benguela;
Em Novembro de 2019, o Reverendo Pe. José Tchiponge foi nomeado vigário paroquial da Santa Cruz, no Lobito, missão para a qual se preparava dar início, mas Deus quis a começasse junto Si.
Entrou na casa paterna aos 27 de Janeiro de 2020, no Santuário de Fátima, onde se encontrava em férias, vítima de doença repentina.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA