<$BlogRSDUrl$>

Novos vigários episcopais tomam posse 

Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2018: O Bispo de Benguela, Dom António Jaca, conferiu hoje posse aos vigários episcopais nomeados e aos novos arciprestes que juraram fidelidade durante a missa do "Natal Missionário", que este ano aconteceu na paróquia do Dom Grande.
Pe. Abel dos Santos, no acto do juramento com mão sobre evangelho
Depois da leitura da provisão pelo Chanceler da Cúria, padre Geraldo Amândio Ngunga, os novos vigários episcopais assumiram o cargo e prometeram cumprir com fidelidade a nova missão. A nomeação é uma resposta ao novo serviço que Dom António Jaca criou na Diocese, para melhor responder aos anseios e necessidades pastorais. Os novos vigários episcopais são os padres Manuel Abel dos Santos, Vigário Episcopal para a Pastoral Diocesana; António Pedro Amândio, Vigário Episcopal para os Seminários e Formação; e Martinho Kavaya, Vigário Episcopal para o Clero.
Dom António Jaca anunciou que, com a tomada de posse dos novos vigários episcopais, está criado "o Conselho Episcopal", órgão que ajudará o Bispo diocesano na organização, coordenação e tomada de decisões das grandes linhas pastorais da Diocese. O Conselho Episcopal será, assim, composto pelo Bispo, que o preside, pelo Vigário Geral, padre Eduardo Alexandre, e pelos vigários episcopais empossados. Os empossados juraram fidelidade e obediência perante o altar e com a mão direita sobre o Evangeliário durante a pronúncia da fórmula canônica.
Na mesma missa também tomaram posse, com juramento de fidelidade à "Igreja e aos santos evangelhos", os novos arciprestes nomeados durante a Semana de Pastoral, como já noticiámos nos serviços anteriores.
Dom Jaca pediu a todos "entrega e dedicação" à nova missão que a Igreja lhes pede e agradeceu a disponibilidade de terem aceite este novo serviço ao povo de Deus da Igreja de Benguela. Durante a sua alocução, Dom Jaca disse que o "passeio missionário" é e deve ser "o Natal missionário".

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA