Novos vigários episcopais tomam posse
Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2018: O Bispo de Benguela, Dom António Jaca, conferiu hoje posse aos vigários episcopais nomeados e aos novos arciprestes que juraram fidelidade durante a missa do "Natal Missionário", que este ano aconteceu na paróquia do Dom Grande.
Pe. Abel dos Santos, no acto do juramento com mão sobre evangelho |
Depois da leitura da provisão pelo Chanceler da Cúria, padre Geraldo Amândio Ngunga, os novos vigários episcopais assumiram o cargo e prometeram cumprir com fidelidade a nova missão. A nomeação é uma resposta ao novo serviço que Dom António Jaca criou na Diocese, para melhor responder aos anseios e necessidades pastorais. Os novos vigários episcopais são os padres Manuel Abel dos Santos, Vigário Episcopal para a Pastoral Diocesana; António Pedro Amândio, Vigário Episcopal para os Seminários e Formação; e Martinho Kavaya, Vigário Episcopal para o Clero.
Dom António Jaca anunciou que, com a tomada de posse dos novos vigários episcopais, está criado "o Conselho Episcopal", órgão que ajudará o Bispo diocesano na organização, coordenação e tomada de decisões das grandes linhas pastorais da Diocese. O Conselho Episcopal será, assim, composto pelo Bispo, que o preside, pelo Vigário Geral, padre Eduardo Alexandre, e pelos vigários episcopais empossados. Os empossados juraram fidelidade e obediência perante o altar e com a mão direita sobre o Evangeliário durante a pronúncia da fórmula canônica.
Na mesma missa também tomaram posse, com juramento de fidelidade à "Igreja e aos santos evangelhos", os novos arciprestes nomeados durante a Semana de Pastoral, como já noticiámos nos serviços anteriores.
Dom Jaca pediu a todos "entrega e dedicação" à nova missão que a Igreja lhes pede e agradeceu a disponibilidade de terem aceite este novo serviço ao povo de Deus da Igreja de Benguela. Durante a sua alocução, Dom Jaca disse que o "passeio missionário" é e deve ser "o Natal missionário".