<$BlogRSDUrl$>

Ordenação de Bispo anima a comunidade em Benguela 

A ordenação episcopal de Dom Mário Lucunde, Bispo eleito de Menongue contece na Paroquia de Nossa Senhora de Navegantes, na capelinha, as 9:30 do dia 9 de Outubro de 2005, Domingo. Mais de 100 personalidades: Arcebispos, Bispos, Deputados, representações diplomáticas, membros do governo, pessoas individuais e uma delegação da Diocese de Menongue são esperados em Benguela. As comunidades católicas em Benguela, Lobito, Baia – Farta, Dombe Grande e Catumbela não celebram missa para participarem do evento. A nomeação de Dom Mário foi tornada pública no dia 3 de Agosto às 11h, hora de Angola. Dom Mário é o segundo nomeado pelo Papa Bento XVI em Angola, depois de Dom Kanda para Ndalatando
Segundo a Tradição, na fé da Igreja, e o ritual da Ordenação dos Bispo, a sucessão apostólica é conferida pela ordenação. A disposição ritual confere a três Bispos esta prerrogativa. Assim na sua ordenação, Dom Mário Lukunde escolheu três nomes: Bispo Sagrante: Dom Óscar Braga – Bispo de Benguela. Bispos consagrantes: Dom Ângelo Becciu, Núncio Apostólico de Angola S. Tomé, em representação do Papa Bento XVI e Dom Zacarias Kamwenho, Arcebispo do Lubango, titular da Província Eclesiástica da região da Diocese de Menongue.
Armas de fé: Os Bispos quando são eleitos apresentam-se publicamente com armas de fé que constituirão a sua personalidade pastoral. O Bispo eleito de Menongue tem por armas: Na reconciliação, construir a paz, com o signo de pastor de ovelhas, uma bíblia e um cálice. A ideia apresenta subjacente o significado do nome de D. Lukunde (feijão-frade): “Lukunde lwayanda, kasanha vililo” (feijão frade trepado, destruidor de limites). Quando o feijão-frade cresce, trepa os cercos que geralmente servem de limites dos campos. É capaz de passar para outras propriedades e lá frutificar, de tal modo que desaparecem os limites que separam as herdades. Isto une os agricultores, destruindo todas as divisões que possam nascer de seus corações. Este nome traduz a figura do reconciliador. Uma verdadeira paz nasce da reconciliação dos desavindos. A cor preferencial do signo é azul que indica todo o trabalho pastoral, sob a protecção do manto de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Maria de Nazaré.
Vida e trajectória de Mário Lucunde: Dom Mário Lukunde é filho de Jorge Tchimungu e de Isabel Bimbi, nasceu dia 13 de Maio de 1957, em Chinhuñgu, Município de Caimbambo. Iniciou os estudos na Embala de Njanjala, em 1965, em 1966 passou para a Estação Missionária do Bambi e daí para a Missão Católica de Caimbambo, em 1967, tendo aí terminado a Instrução primária em 1970. Em 1971/72 fez o 1º Ano do ciclo preparatório no Cubal. Em 1972 ingressou no Seminário Menor da Caála (Quipeio) e terminou a caminhada de com a conclusão dos estudos teológicos em 1984, no Seminário Maior do Cristo Rei, Huambo. A 22 de Julho de 1984 foi Ordenado Diácono, por D. Oscar Braga. A 3 de Fevereiro de 1985 foi ordenado padre na Sé Catedral, por D. Óscar Braga. De 1985 a 1987 desempenhou as funções de Pároco da Sé Catedral. Em 1987 foi para o Seminário Maior de Cristo Rei – Huambo, para enquadrar a equipa formadora, onde desempenhou as funções de Prefeito de Disciplina Em 1988 partiu para Roma estudar e em 1990 Licenciou-se em Filosofia, na Pontifícia Universidade Urbaniana. De 1990 a 1992, de novo, Pároco da Sé Catedral e professor de Filosofia no Seminário Maior do Bom Pastor. Em 1992 partiu novamente para estudar em Roma, onde em 1994 se doutorou em Filosofia Em 1995 foi nomeado Reitor do novo Seminário Maior do Bom Pastor, secção de Teologia e professor dos dois Seminários de Filosofia e teologia, até ao momento em que foi nomeado Bispo de Menongue. Era também foi membro do Conselho Presbiteral e do colégio de Consultores.
A tomada de posse na nova diocese está marcada para o dia 16 de Outubro, em Menongue- Kwando Kubangu, na presença do actual Administrador Apostólico de Menongue, Dom José Alves de Queirós, o Bispo de Benguela e o Arcebispo da Província Eclesiástica, Dom Zacarias Kawenho.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA