<$BlogRSDUrl$>

Irmãs de Santa Catarina estão de luto 

A Irmã Teresa Kapumu, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Sena faleceu no passado dia 4 de Março deste ano de 2017, no hospital central de Benguela, vítima de doença. A jovem religiosa tinha 24 anos de idade e tinha professado - os primeiros votos - no dia 8 de Janeiro deste ano pelo ainda não tinha completado sequer dois meses de vida religiosa como professa.
A religiosa trabalhava na comunidade da Missão do Konda, Diocese do Sumbe, onde a doença a atacou e teve de vir a Benguela em busca de tratamento médico. Depois de internar no hospital de Benguela alguns dias antes, não resistiu à doença na manhã do dia 4 de Março respondeu ao chamamento de Deus para a eternidade.
Natural de Chicuma, Ganda, a 18 de Fevereiro de 1993, iniciou o aspirantado na Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Sena em Caluquembe, em 2008. A 30 de Novembro de 2015 iniciou o noviciado na Missão da Catumbela, onde professou a 8 de Janeiro de 2017.
A missa do corpo presente realizou-se na Sé Catedral de Benguela, neste dia 6 de Março (segunda-feira, presidida pelo Bispo de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso, tendo se seguindo depois o funeral no cemitério da Camunda.
QUE A SUA ALMA DESCANSE EM PAZ.

Dom Eugénio recebe homenagem episcopal 

O Clero e os fiéis de Benguela juntaram-se na Sé Catedral, no dia 3 de Março deste ano de 2017, para homenagear o seu Pastor, Dom Eugénio Dal Corso, que celebrou o 21º aniversário de ordenação episcopal. Diante de centenas de fiéis, entre cânticos de acção de graças e parabéns, Dom Eugénio esteve no centro das atenções.
Recebeu felicitações dos padres presentes em representação de todo clero de Benguela. A presença de Dom Óscar Braga, Bispo emérito, coloriu o acto. A apresentação das prendas por parte de vários fiéis e religiosas deu alegria ao homenageado que, em seguida, agradeceu todos os gestos e pediu oração para o bom desempenho do seu ministério episcopal.
Dom Eugénio Dal Corso foi ordenado bispo em Luanda, a 3 de Março de 1996, para bispo coadjutor da Diocese de Saurimo, onde alguns anos depois ficou Bispo titular na sequência da resignação do então Bispo daquela Diocese, Dom Marcos. De Saurimo, Dom Eugénio foi transferido para a Diocese de Benguela em 2008, tomando posse em Junho desse ano, substituindo Dom Óscar Braga que resignou naquele ano por limite de idade. Já lá vão 9 anos de serviço episcopal de Dom Eugénio Dal Corso na Diocese de Benguela.

Benguela inicia tempo forte da Quaresma 

O Bispo de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso, presidiu à eucaristia da quarta-feira de cinzas, na Sé Catedral da cidade episcopal, cerimónia que marcou o início do tempo forte da Quaresma. Perante centenas de fiéis e ladeado pelo Bispo emérito, Dom Óscar Braga, pelo Vigário Geral da Diocese, padre Eduardo Alexandre, e cerca de duas dezenas de padres, Dom Eugénio apelou à conversão e ao jejum como sinais vivos que o cristão deve viver para preparar a Páscoa da ressurreição.
A imposição das cinzas sobre as cabeças dos fiéis é uma prática antiga na Igreja que é sinal de humildade e penitência de quem se reconhece pecador. Assim, o Bispo pediu que a caminhada quaresmal se revestisse de actos de caridade, seguindo o caminho quaresmal de Jesus.
No fim da celebração, o Vigário Geral da Diocese, padre Eduardo Alexandre, anunciou aos fiéis que a renúncia quaresmal deste ano será destinada para a obra do Seminário Maior de Teologia de Benguela que precisa de aumentar mais quartos e reparar os que se encontram degradados. 
Por sua vez, Dom Eugénio, que pediu generosidade dos cristãos, disse que por falta de lugares para acolher mais seminaristas, o Seminário de Teologia recebeu seminaristas de algumas dioceses que queriam enviar para Benguela, sendo por isso importante a ajuda dos cristãos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA