<$BlogRSDUrl$>

Celebrações de Natal: Dom Eugénio diz que Benguela é uma cidade cristã 


Missa do Galo na Sé
As celebrações de Natal marcaram a vida espiritual dos cristãos de Benguela com as missas em todas as paróquias da diocese, como é tradicional. 
Na igreja-mãe de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso que presidiu à Missa do Galo disse aos fiéis que "Benguela é uma cidade cristã", pelo que os cristãos devem com humildade anunciar Jesus Cristo. Para o Prelado, o espírito natalício deve

ser aproveitado por cada um para uma renovação interior que iluminada pela novidade do nascimento do Salvador anunciado pelo Anjo.
Dom Eugénio introduziu os fiéis no espírito do Natal cristão que celebra o nascimento de Jesus Cristo. O Prelado apelou para a consciência da grandeza do acontecimento do Natal na nossa vida e história, porque marca o envio do Filho de Deus que se tronou Filho do homem, nascido de uma mulher.
Sobre o sentido do Natal, o Bispo realçou a humildade do ambiente em que o Filho de Deus nasceu: "nasceu numa manjedoura de forma pobre". Assim, Dom Eugénio pediu aos fiéis viver a virtude da humildade para anunciar Jesus Cristo.

Missa de Natal no São João

Já na paróquia de São João do Casso em Benguela, o fiéis participaram em massa na celebração da Missa do dia de Natal no recinto da igreja paroquial. O pároco padre Geraldo Ngunga presidiu à celebração. Aos paroquianos, o sacerdote explicou que "Deus sempre se preocupou com a nossa salvação" e por isso enviou-nos o Seu filho, nosso salvador. O padre apelou para a importância do amor ao próximo. "Quem diz que ama a Deus e não o próximo é mentiroso", disse.
O padre Geraldo também pediu aos fiéis que façam um compromisso de renovação de vida, com humildade e amor como condições reconciliação e perdão. Para ele, uma vez que somos a imagem de Deus, devemos acolher a proposta de Deus que preparou todas as condições para a criatura que mais amou, o homem.




Nova paróquia em Benguela 

O Bispo de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso, criou uma nova paróquia na zona de Niñgi-Niñgi, Município do Caimbambo, Província de Benguela. A proclamação da nova comunidade paroquial foi feita no dia 23 de Dezembro de 2016, e foi testemunhada por centenas de fiéis locais e muitos provenientes de outras regiões.
A nova unidade pastoral chama-se paróquia de São Filipe de Neri e tem como pároco o padre António Kulembe, nomeado em Novembro último. O passeio missionário deste ano realiza-se já na nova paróquia, no dia 28 de Dezembro.

Paróquia e jovens no plano pastoral  



A decisão consta das conclusões dos trabalhos da coordenação nacional da juventude que esteve reunida em Assembleia, nos dias 15 a 18 de Dezembro, com a presença de cerca mais de 2 mil jovens.
A Assembleia, segundo os jovens, foi convocada e presidida pelo Director Diocesano da Pastoral Juvenil, padre Miguel Kapembe Kangwe, e contou, também, com a presença do Assessor Diocesano da Pastoral Juvenil, padre António Pedro Amândio, da Irmã Isabel Dumbo, 
Durante a Assembleia, os delegados abordaram duas temáticas principais: “ Conversão e fé em Cristo, fundamento da comunhão paroquial” e “ Reação aos pensamentos e frases de Augusto Cury” moderados e dissertadas por: Jovem Constância Vicente, coordenadora da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus- Lobito, Jovem Evanilda Marcelino, secretária da quase  paróquia da Santa Josefina Bakhita e  o Reverendo Padre Feliciano Epalanga, respectivamente.
Se na primeira Sessão temática o prelector considerou ser importante a chamada à comunhão da igreja organizada em conferências Episcopais, Dioceses, paróquias, centros paroquiais, pequenas comunidades, movimentos apostólicos e associações.
Também fez a menção de que, uma paróquia desligada da Diocese não é paróquia, mas sim uma seita, assim como os grupos e movimentos apostólicos que não se comunicam com os outros.
Na segunda sessão temática, sendo o mesmo prelector, pôs os jovens a refletirem a volta dos pensamentos e frases de Augusto Cury, através da projecção de um video.
A Assembleia foi marcada pela eleição do novo coordenador diocesano da juventude José Henriques João e sua vice Larice Martins que sucedem no cargo Rodino Satelo e Engrância Gonçalves. Depois de calorosos debates fruto das temáticas e leitura dos relatórios os delegados à assembleia, chegaram as seguintes conclusões: 
Existe uma fraca participação dos jovens nas formações bíblico-doutrinais; Só é possível uma comunhão pastoral e paroquial se houver uma conversão e fé em cristo;  A pastoral juvenil paroquial deve facilitar o conhecimento profundo da pessoa de Cristo no seio dos jovens; A nova evangelização não depende somente do conteúdo mas sim dos meios e mecanismos que devem ser adoptados;      Uma relação sadia entre os jovens, seus párocos e assistentes é imprescindível para uma pastoral que contribua para uma paróquia que centro de evangelização e santificação;
Face tais conclusões, a assembleia recomendou o seguinte:
Que se intensifique a formação catequética, bíblico-doutrinal visando estimular os jovens à conversão e fé em Cristo e o testemunho da mesma bem como a comunhão paroquial;
Que se adoptem novos meios, adequados às circunstâncias e ao tempo para que efective a nova evangelização e o evangelho de Cristo seja experimentado por todos através da nossa luz;
Que os párocos, assistentes e todos agentes da pastoral a nível das paróquias vivam em comunhão fraterna  para fazer da paróquia um lugar de conversão e estímulo de fomento da fé em Cristo;
Que os jovens sejam mensageiros do evangelho no seio das famílias, nos bairros, e testemunhem a sua fé através de actos e obras de misercórdia fundamentalmente;
Que os jovens façam de suas paróquias um verdadeiro lugar de evangelização e santificação;


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA