<$BlogRSDUrl$>

Diocese está de luto  

A Diocese de Benguela comunica a triste notícia do falecimento por doença do Rev. Padre JOSÉ DOMINGOS CASSANJI SANTOS, dado às 19h deste dia 25 de Agosto de 2014, no hospital central de Benguela, onde se encontrava internado desde o passado dia 12 de Agosto.
O padre José Cassanji Santos, de 44 anos de idade, nasceu a 2 de Fevereiro de 1970. Foi ordenado sacerdote a 31 de Agosto de 1997, passando a trabalhar como prefeito no Seminário Maior de Filosofia do Bom Pastor. Foi reitor do mesmo seminário de 2003 a 2009. Em Setembro desse ano, foi a Roma prosseguir estudos filosóficos, tendo obtido o doutoramento em Filosofia em 2012. Regressando a Benguela, em 2013, foi nomeado pároco de S. João Baptista do Cassoco, na cidade episcopal, e professor de filosofia no Seminário Maior, cargos que desempenhou até à data da sua morte.
A missa de corpo presente e o funeral realizam-se na quarta-feira, dia 27, na Sé Catedral, seguindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério da Camunda, em Benguela.



Funeral em Benguela
(clique sobre as fotos para ver em ponto grande)

Depois da sua partida deste mundo, no dia 25 de Agosto, o padre José Cassanji Santos foi a enterrar neste dia 27 de Agosto. A missa de corpo presente e de despedida foi celebrada na Sé Catedral de Benguela, às 11 h. Centenas de pessoas, amigos e fiéis, sacerdotes e religiosas de várias dioceses encheram a igreja catedral, que foi pequena para albergar todos os que queriam dar o último adeus ao padre, professor, doutor, mestre, pároco, conforme o podessem chamar nas dezenas de mensagens lidas na igreja provenientes de várias instituições e organismos onde Cassanji Santos ajudou com o seu saber e serviço.
A eucaristia foi presidida pelo Bispo da diocese, Dom Eugénio Dal Corso, ladeado por três bispos: Dom Óscar Braga, emérito de Benguela, Dom Francisco Viti, emérito do Huambo e Dom Zacarias Kamwenho, emérito do Lubango. Cerca de 200 sacerdotes de Benguela, Huambo, Luanda, Namibe, Sumbe e Ondjiva concelbraram à eucaristia de sufrágio e homenagem ao padre José Cassanji Santos.
O padre Santos foi muito lembrado e agradecido pelos seus vários talentos, quer como formador (reitor) de muitas gerações de jovens seminaristas no Seminário Maior de filosofia, quer como professor em vários institutos universitários, quer ainda como assistente espiritual de muitos movimentos como a Legião de Maria, movimentos juvenis de espiritualidade.
O Bispo da Diocese não escondeu a sua grande tristeza pela pertida do padre Santos, que considerou "um sacerdote exemplar" que a diocese e a Igreja perdem, mas o ganham como intercessor no céu. Dom Eugénio dirigiu, durante a homilia, ao padre Cassanji Santos pedindo que agora diante de Deus "ora por nós" que continuamos a peregrinar, repetindo em seguida o mesmo pedido, "reza por nós", padre Santos.
Também os paroquianos de São João do Cassoco, paróquia que o sacerdote serviu até à data da sua morte expressou palavra de gratidão, na pessoa do presidente do conselho. Os paroquianos do padre Santos agradeceram as muitas e grandes qualidades do seu pároco, profunda intelectualidade e espiritualidade, humildade acima de tudo que caracterizaram o zelo pastoral manifestado nas sessões de catequeses semanais que o padre Santos ensinavam a todos os paroquianos.
No fim da missa, e feito o levantamento do corpo, o cortejo fúnebre pariu da catedral em direcção ao cemitério da Camunda, onde esta tarde foi/está enterrado o corpo do padre José Domingos Cassanji Santos.
Que Deus lhe dê o eterno descanso.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA