<$BlogRSDUrl$>

Morreu Padre Filiberto Rodriguez 

Terça-feira, 7 de Maio de 2019: A notícia apanhou a Diocese de Benguela de surpresa esta manhã. O padre Filiberto Ridriguez Martínez faleceu hoje, na clínica Girasol, em Luanda, onde se internado desde o dia 28 de Abril, vítima de doença. O padre Filiberto era membro da congregação dos Salesianos de Dom Bosco e trabalhava na Diocese de Benguela há cerca de 5 anos como pároco de Nossa Senhora dos Navegantes. No dia 26 de Dezembro de 2018, o padre Filiberto fez juramento para assumir o cargo de arcipreste de Benguela Sul, para o qual tinha sido nomeado pelo Bispo da Diocese, Dom António Jaca, função que exerceu durante 4 meses, antes do seu falecimento.
Natural de Espanha, o Rev. padre Filiberto tinha 76 anos de idade, dos quais 49 anos de sacerdócio, 59 de vida religiosa, e 11 anos em Angola. Com zelo e dedicação, o missionário serviu o povo que era confiado, indo muitas vezes ao encontro dos seus fiéis de casa em casa, como pastor ao encontro das suas ovelhas.
Funeral no Dondo: O corpo do Rev. Padre Filiberto Martínez foi ontem, 11 de Maio, enterrado no cemitério da Sociedade Dom Bosco, no Município do Dondo, Diocese de Ndalatando. Benguela fez-se representar por vasta delegação de sacerdotes e religiosas encabeçada pelo Vigário Episcopal pelo Clero, padre Martinho Kavaya, em representação de Dom António Jaca. A comunidade paroquial dos Navagantes, onde o padre Filiberto serviu como pároco, viajou em grande número para o Dondo, para acompanhar o seu pastor à sua última morada.
A missa das exéquias no Dondo foi presidida pelo também salesiano de Dom Bosco, Dom Tirso de Jesús Blanco, bispo do Lwena; tendo ainda concelebrado os bispos Dom Zeferino Zeca Martins, Arcebispo do Huambo; Dom Almeida Kanda, Biso de Ndalatando; e Dom Xingo Ya Hombo. De Espanha, a família do padre Filiberto fez-se representar pelo seu irmão mais velho, também sacerdote, e uma sobrinha religiosa de vida consagrada. Que a sua alma descanse em paz.


Aberta hoje Semana da Diocesaneidade em Benguela 

Segunda-feira, 6 de Maio de 2019: Foi aberta na manhã desta segunda-feira, na Sé Catedral, a Semana da Diocesaneidade convocada pelo Bispo diocesano, Dom António Jaca. O primeiro dia é dedicado aos sacerdotes e religiosos e religiosas de vida consagrada que acorreram à igreja da Catedral em massa.
O encontro começou com uma oração inicial feita por Dom Jaca, seguindo-se uma catequese sobre a diocesaneidade, por ele mesmo proferida aos sacerdotes e religiosas, com o tema Viver a vida diocesana".
Dom Jaca definiu a diocesaneidade que "é sentir-se como igreja, na Igreja e para a Igreja" em todos os actos da Igreja diocesana. Para isso, o Prelado apelou a todos os sacerdotes para a necessidade de dedicarem-se inteiramente ao serviço do povo de Deus e pediu mesmo que dispusessem sempre as igrejas abertas: "os cristãos têm direito de rezar na sua igreja, de falar com o seu pároco e de se confessarem", disse o Bispo. Pediu um especial cuidado para as vocações sacerdotais, dizendo que "está enganado aquele que pensa temos muitos padres". Recomendou que "não podemos parar de mobilizar jovens para a vida sacerdotal" e sugeriu que os arciprestados deviam cuidar dos primeiros anos de formação dos candidatos, pelo menos até ao seminário médio.
Às religiosas e religiosos, Dom Jaca pediu "renovação do compromisso com a evangelização. Disse que "os vossos carismas beneficiam toda as diocese, evangelizai".
Entre outros apelos que o Bispo referiu na sua catequese sobre a diocesaneidade, chamou à atenção sobre a vivência dos sacramentos, a auto-sustentabilidade e a unidade na diversidade.

Terça-feira, 7 de Maio: "Deixai vir a Mim as criancinhas". Foi à luz destas palavras de Jesus que o Bispo Dom António Jaca começou este segundo dia da diocesaneidade dedicado ao encontro com as crianças e adolescentes de toda a Diocese. Acompanhadas pelos seus párocos, vigários e religiosas de vida consagrada, as crianças encheram a Sé Catedral, organizadas por paróquias de proveniência, animadas para conversar com o Bispo.
A oração do terço missionário abriu o encontro. O Bispo rezou com as crianças antes de lhes falar e animar. A seguir foi a eucaristia e mais uma vez, as palavras do Pastor desceram de altura para animar e alimentar as sementinhas do Reino. A tarde foi reservada à animação teatral. Elas, as pequeninas, também quiseram alegrar o seu Bispo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA