<$BlogRSDUrl$>

Bento XVI anuncia Diocese de Namibe 

No discurso (de cerca de 11 minutos) aos Bispos de Angola e S. Tomé e Príncipe, o Papa Bento XVI disse: "Tomei a decisão de uma nova diocese em Angola. Tenho a alegria de vos anunciar a criação da diocese de Namibe desmembrada da Arquidiocese de Lubango". Para seu bispo, o Papa nomeiou o padre Mateus, pároco da Sé Catedral do Huambo, doutorado em Teologia Moral, que também desempenhava as funções de chanceler e de professor no Seminário Maior de Cristo Rei no Huambo. Este anúncio do Papa surge a seguir ao pedido formulado no discurso proferido momentos antes pelo Arcebispo de Luanda Dom Damião Franklin.

Bento XVI: “acabem de uma vez por todas a corrupção” 

No fim do encontro com o Presidente José Eduardo dos Santos, no palácio presidencial (17h50), o Santo Padre Bento XVI dirigiu-se aos Angolanos e disse que “vós sois obreiros e testemunhas de uma Angola que se levanta depois de 27 anos de conflito”. Neste que foi o segundo discurso oficial do Papa em Angola, o tom principal de Bento XVI foi no sentido de apelar à responsabilidade de todos os angolanos a promoverem valores cristãos e humanos que possibilitem a harmonia e reconciliação. O Papa salientou o papel do nosso país no continente dizendo que “Angola sabe que gerou para África o tempo da esperança”, apelando à união de esforços para o equilíbrio social de todos. “As nossas acções nunca são diferentes aos olhos de Deus”, disse o Santo Padre que defendeu a necessidade de haver um “governo transparente” e uma “magistratura independente” em Angola. O Papa defendeu também que é preciso “acabar de uma vez por todas com a corrupção” que continua corroer as instituições, para deste modo enveredar por “uma perspectiva ética de desenvolvimento” humano, social e económico. Para o Papa Bento XVI, devem ser os africanos a promoverem o seu próprio desenvolvimento, sem esperar por ajudas e projecto feitos por outros. O Sumo Pontífice defendeu a importância da “família” e condenou a “discriminação sobre a mulher”, o aborto e a violência doméstica que acontecem na sociedade angolana. Garantiu que “a Igreja estará sempre ao lado dos pobres deste continente” e “continuará a fazer todo o possível para apoiar as famílias”.
O Papa Bento XVI despediu-se a seguir do Presidente e de todo o corpo diplomático e dirigiu-se à Nunciatura Apostólica onde neste momento (18h51) se encontra reunido com os Bispos da CEAST. (mais actualizações, nos próximos momentos).

Papa Bento XVI já está em Angola 

O Papa Bento XVI já se encontra em Angola, a segunda paragem da sua primeira visita pastoral à África (a primeira foi nos Camarões). O Santo Padre chegou ao aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, por volta das 12h54 minutos, quando o avião que o transportava pisou o solo angolano. Recebido pelo chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, Bento XVI saudou os Angolanos e mostrou a sua “solidariedade” com as “populações da província do Cunene” afectados pelas cheias que destruiu os seus haveres. No primeiro discurso perante as autoridades e o povo angolano, Bento XVI disse que veio ao nosso país para “encontrar-se com a mais antiga comunidade cristã da África sub-equatorial” que recebeu a semente do evangelho e “para confirmar na fé” em Jesus Cristo os angolanos crentes. O Papa também defendeu perante as autoridades angolanas, no seu primeiro discurso, que “não se pode esquecer a multidões de angolanos que vivem abaixo da linha da pobreza” e apelou para o respeito dos “direitos humanos fundamentais”, para a boa partilha e distribuição dos bens e das riquezas. Bento XVI veio a Angola para uma visita de três dias e neste momento (17h15) está reunido em privado com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no palácio presidencial, onde também tem a seguir um encontro mais alargado com as autoridades políticas nacionais e membros da sociedade civil, em Luanda.


Abraço Papal à Africa
Bento XVI chega a Angola, em Luanda, vindo de Camarões 12:45. Caravanas já oucupam lugar nas proximidades do aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, para aclamar "Bento XVI abençoa a nossa terra". O Papa chega do aeroporto e vai à Nunciatura e à tarde vai fazer uma visita de cortesia ao Presidendete de Angola. Em seguda fará um pronuniamento às autoridades.
Dom Gabriel Mbiligui vem na delegação ao lado, na qualidade de presidente da IMBISA. Em Camarões, o bispo da CEAST participou na entrega dos lineamenta. Em Luanda Dom Angelo Becciu, Nuncio Apostolico de Angola e São Tomé alertou esta manhã à imprensa a fazer bom tratamento das declarações do Papa em Camarões sobre HIV, de modo a criar um bom ambiete de trabalho. (mais informações em breve)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA