<$BlogRSDUrl$>

Diocese reune-se em Assembleia Pastoral 2018 

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018: Os delegados de todas as paróquias e missões da Diocese de Benguela encontram-se reunidos na Missão Católica de Nossa Senhora da Nazaré, em Assembleia Anual (mais conhecida como Semana de Pastoral) diocesana.
O encontro convocado pela primeira vez por Dom António Jaca, desde que assumiu a Diocese, como Bispo titular, abriu na manhã de hoje com uma eucaristia de abertura presidida pelo mesmo Prelado, concelebrada pelo Bispo emérito Dom Óscar Braga, pelo Vigário Geral, padre Eduardo Alexandre, e por várias dezenas de sacerdotes.
Dom Jaca apelou a todos a revestirem-se de "espírito de alegria", neste encontro que considerou que relança a preparação do Jubileu dos 50 anos de história que a Igreja de Benguela comemora em 2020. Dom Jaca pediu aos participantes para que se assumissem como "homens e mulheres de esperança com os olhos postos no Senhor, para com este espírito todos "olharmos para a vida da nossa diocese", disse. O Bispo disse ainda que "a Semana de Pastoral está feita para acertarmos o passo e continuar a caminhada, ansiando sempre novas coisas".
O dia de hoje foi marcado pela apresentação de novos missionários e missionárias que vieram ao longo deste ano trabalhar na diocese. De seguida, a leitura dos relatórios das comissões diocesanas e dos arciprestados preencheu todo o dia. 
A Assembleia de Pastoral diocesana terminará na sexta-feira, dia 14 de Dezembro deste ano.

Seminário do Bom Pastor
O ano formativo no Seminário do Bom Pastor foi encerrado ontem, sábado 9, na Sé Catedral de Benguela, com uma eucaristia presidida por Dom António Jaca. Na missa, o Bispo conferiu os ministérios de leitorado e de acolitado a mais de 40 seminaristias que transitaram para o 3º e 4º anos de Teologia a frequentar no próximo formativo de 2019.
O Reitor do Seminário de Teologia, padre Estêvão Binga, apresentou o relatório anual estatístico que serviu de balanço de aproveitamento quanto ao desempenho dos seminaristas. O sacerdote considerou de positivo, porquanto os resultados globais serem satisfatórios.
Com o enceramento do ano lectivo de formação, o Seminário entra agora no período de féria com a abertura do novo ano marcada para a segunda quinzena do mês de Fevereiro de 2019.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA