<$BlogRSDUrl$>

Sumbe já tem novo bispo 

O Papa Francisco nomeou, nesta terça-feira, 21 de Maio de 2013, o Padre Luzizila Kiala como bispo da Diocese do Sumbe. Até agora Vigário Geral e Pároco da Catedral da Diocese de Uíge, o Padre Luzizila Kiala é membro do Clero Diocesano do Uíge. Nasceu a 19 de Novembro de 1963 em Damba, frequentou o Seminário Filosófico de São Paulo do Uíge e o Seminário Maior de Cristo Rei do Huambo, onde recebeu a formação filosófica e teológica, respectivamente. Foi ordenado sacerdote em 23 de Agosto de 1992 e mais tarde obteve o Doutoramento em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana.         
Após a ordenação exerceu os cargos de Director Espiritual do Seminário do Uíge, Vigário Episcopal e Professor do Seminário, Vigário geral da Diocese do Uíge, e Pároco da Sé Catedral, entre muitos outros.      
A Diocese do Sumbe, criada em 1975, é sufragânea da Arquidiocese de Luanda, conta com uma área de 60 mil km2 e uma população de cerca de 1.191.000 habitantes, dos quais 369.969 católicos. O novo Bispo do Sumbe sucede ao Arcebispo Dom Benedito Roberto, transferido para sede Metropolita da Arquidiocese de Malange, em Abril de 2012. (fonte: site do Vaticano).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA