<$BlogRSDUrl$>

O bantu e oração 

Oração na perspectiva bantu foi o tema que ocupou as Juniores que se reunirama neste fim de semana em encontro de formação. As Irmãs de recente formação, "Junioras", estiveram reunidas em Benguela, na comunidade das Irmas Salesianas nos Navegantes, contrário a informação anterior. As religiosas discutiram de um modo geral sobre A vida Religiosa e a cultura tradicional, destacando a oração e a fé do "bantu". Ir Kahembe Itala Alphosine, FMM, foi a preleitora e a dinamizadora do tema. A religiosa trabalhou o sentido simbolico na cultura bantu e o seu valor no relacionamento, com o indicativo finalistico a Deus (denominado de várias forma) mas acreditado como "Fonte da vida". Os trabalhos tiveram assistência do padre Francisco Katchilinguitchimwe que em férias vindo de Roma onde acompanha o seminário da Propaganda Fidei aceitou celebrar nos dois dias para as participantes.
Bantu são os povos africanos constitui um grupo especial entre os negros da África. Eles têm três elementos comuns sobre os quais nenhuma contestação é possível: O mesmo sistema linguístico; Uma civilização base; Unidade nas ideias filosóficas.


Pastoral da Criança faz curso de estatística computorizada 

Isabel Paulo
Evanderlucia da Silva Acessora da Pastoral Internacional Criança, em Angola desde o dia 7 de Julho de 2009 terminou nesta Sexta Feira, 17 de Julho a 1ª fase do programa de capacitadores em sistema de armazenamento de dados, com 7 participantes, em Benguela na Cabaya. A 2ª fase terá lugar na comunidade da Arquidiocese de Luanda para outra equipa de agentes. A especialista disse, na ocasião, que o sistema de armazenamento de dados colectados, a pastoral em Angola, vai poder medir o impacto das suas actividades, facilitando aplicação de novas metodologias para o alcance dos seus objectivos e vai mostrar os resultados tanto para a sociedade como para o poder publico. Entre as participantes Dilma Simões indicou que o aprendizado vai na linha de maior divulgação das informações relacionada a criança e gestantes, permitindo assim, o intercâmbio entre as associações da pastoral em vários pontos de Angola como em outras parte do mundo, onde exista o serviço da Pastoral da Criança. O quadro actual sobre as estatísticas no âmbito do serviço a criança em Angola não é amplamente divulgado. As associações e até a sociedade civil debatem, em vários casos com falta de dados. A ser implementado este serviço por parte da Pastoral da Criança poderá representar um passo significativo para as organizações apostarem na criminalização das acções básicas, em prol da educação comunitária. A expectativa é da própria coordenação nacional da Pastoral da Criança, em Angola.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA