<$BlogRSDUrl$>

Benguela: diocese completa 43 anos de história 

A diocese de Benguela completou 43 anos de existência, neste dia 6 de Junho de 2013. Criada a 6 de Junho de 1970 pelo Papa Paulo VI, com a bula Omnimode Soliciti, a diocese conta com uma história rica de fé e de crescimento espiritual, cujo ritmo tem sido profundamente vivido pelos cristãos desta Igreja particular, com impulso dos seus bispos diocesanos.
Funeral de D. Armando, 1973
Os caboucos da Sé, 1967
Em 43 anos de história, a Igreja de Benguela conheceu 3 bispos. O primeiro foi Dom Armando Amaral dos Santos (bispo fundador) que a conduziu desde Agosto de 1970 a Outubro de 1973, acabando por morrer nesse ano vítima de acidente rodoviário. Vacante por cerca de 2 anos, a diocese recebeu o seu 2º bispo em Fevereiro de 1975. Era Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, vindo da diocese de Malanje, onde exercia as funções de Vigário Geral.
 
Com o seu novo bispo, Benguela caminhou e cresceu como Igreja e família de Deus. Entre momentos de esperança e desespero, de alegrias e tristezas que a situação política impunha, os diocesanos de Benguela, fiéis, religiosos/as unidos ao seu bispo geraram a semente do testemunho cristão, visível na formação das vocações sacerdotais e religiosas, na multiplicação dos movimentos laicais, na diversificação da actividade pastoral, fruto de um compromisso cristão que transformou toda uma sociedade que parecia encravada nas malhas ideológicas do comunismo reinante na década de 80.


Sé em obras, 1968
Paulo VI criou a diocese. Mas foi o Papa João Paulo II, o mais viajante e peregrino dos Papas, em toda a história da Igreja, que visitou este povo, a quem falou e com quem conviveu na primeira visita que um Papa fez a Benguela. Foi a 9 de Junho de 1992.
A 1 de Junho de 2008, Benguela recebeu o seu 3º bispo, Dom Eugénio Dal Corso. O Prelado, que é membro da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, veio da diocese de Saurimo onde serviu como bispo diocesano durante 12 anos.
Muitos foram os momentos marcantes na história desta diocese, também assinaláveis no aparecimento das novas igrejas paroquiais das quais se destaca a própria IGREJA CATEDRAL (nas fotos). Construída a partir de 1967, a igreja mãe da diocese ainda hoje continua em construção. No futuro, espera-se a conclusão da residência sacerdotal e do bispado à sua volta, num estilo arquitectónico de uma beleza que conjuga a arte sacra e o espírito litúrgico celebrativo. PARABÉNS DIOCESE DE BENGUELA.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA