<$BlogRSDUrl$>

Irmãs do S. Salvador recebem relíquias da fundadora 

Sexta-feira, 9 de Agosto de 2019: As Irmãs do Santíssimo Salvador em Benguela celebraram hoje a chegada e deposição das relíquias da sua fundadora, a Madre Afonsa Maria, na comunidade da Santa Cruz localizada no Cavaco em Benguela. A missa solene da deposição das relíquias foi presidida pelo Bispo da Diocese, Dom António Jaca, ladeado pelo Vigário Geral, padre Eduardo Alexandre; e pelo Vigário Episcopal para o Clero, padre Martinho Kavaya. Foi nesta comunidade onde as religiosas do Santíssimo Salvador de outras comunidades presentes na cidade episcopal se juntaram para homenagear e venerar a fundadora que foi beatificada a 9 de Setembro de 2018 na Catedral de Estrasburgo, em França.
De acordo com as religiosas, as relíquias que são um pedacinho do osso da Beata Afonsa Maria chegaram a Angola em 12 de Setembro de 2180 e foram destinadas para a comunidade da Santa Cruz, onde foram recebidas em 27 de Julho deste ano, para ajudar as Irmãs "mais velhas" a viver de forma constante a oração devota àquela que sonhou e se esforçou instituir uma congregação religiosa, deixando-lhe como legado o seu carisma religioso.
O Bispo de Benguela, Dom António Jaca disse na sua homilia que "este é um acontecimento especial" para as Irmãs do Santíssimo Salvador e para a Igreja diocesana; e assegurou que com as Irmãs "estamos unidos de maneira especial com o espírito da fundadora". O Bispo disse mesmo que a chegada das relíquias da Madre Afonsa Maria significam que "entramos em contacto com a sua pessoa, que viveu a sua vida cristã e religiosa" inteiramente entregue ao Senhor, como foi a mensagem do Evangelho escolhido para missa. Dom Jaca repetiu às Irmãs o sentido da presença da fundadora na vida de cada uma e dos seus associados: "Colocar as relíquias no seu cofre é sentir a presença da fundadora nesta casa da comunidade", realçou. O Prelado reconheceu que a Madre Afonsa Maria "deixou um carisma de que todos nós hoje beneficiamos através das Irmãs do Santíssimo Salvador".

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA