<$BlogRSDUrl$>

Morreu D. Óscar Braga 

Terça-feira, 26 de Maio de 2020: Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, in gloriam Dei.



NOTA FUNEBRE

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá!” (Jo 11, 25-26)
O Bispo de Benguela Dom António Francisco Jaca informa a todos os fiéis, Sacerdotes, Religiosos e Religiosas de vida Consagrada, às comunidades cristãs da nossa Diocese e à toda a sociedade Benguelense e não só, que partiu para a casa paterna aos 88 anos de idade o nosso amabilíssimo Pai e Pastor Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, Venerando Bispo Emérito da Diocese de Benguela as 18 horas e 10 minutos deste dia 26 de Maio de 2020 no Hospital Geral de Benguela, por doença.
Neste momento de luto e dor, unidos e cheios de esperança, confiantes na eterna bondade de Deus nosso Criador peço a toda comunidade diocesana, aos homens e mulheres de boa vontade orações de gratidão pelo dom da sua vida, serviço e dedicação à Igreja.
Mais informo que o programa das exéquias fúnebres do nosso querido Bispo Dom Óscar Braga será comunicado em breve.
Que o Senhor Ressuscitado, aquele que venceu a morte, o receba no céu, junto à Mãe de Jesus a quem era profundamente devoto e a S. Martinho de Lima a quem dedicou a nossa Diocese como Segundo Padroeiro.

Bispado de Benguela, 26 de maio de 2020 Memoria de S. Filipe Neri.


O Bispo da Diocese

____________________
†António Francisco Jaca


O Bispo que amou a Igreja e por ela correu à frente das suas ovelhas

D. Óscar Lino Lopes Fernandes Braga nasceu em Malanje, a 30 de Setembro de 1931. Filho de pais portugueses, José António Fernandes Braga, natural de Monção na região do Minho, no norte de Portugal, chegara a Angola em 1918, aos 18 anos de idade; e Aldina Lopes Fernandes Braga, natural de Cernache do Bom Jardim, na Beira, tinha vindo para Angola em 1921, com 22 anos de idade.
Depois dos estudos liceais em Malanje e da formação avançada em Portugal, Óscar Braga regressou para Angola. Exerce a profissão de regente agrícola em Malanje até 1958, ano em que entrou para o Seminário Maior dos Olivais, em Lisboa. Termina os estudos teológicos e regressa a Malanje. É ordenado sacerdote a 26 de Julho de 1964 e passa a exercer várias actividades na diocese. É nomeado monsenhor pelo Papa Paulo VI ao mesmo tempo exerce o cargo de vigário geral da Diocese de Malanje até à sua nomeação episcopal.

A nomeação e o ministério episcopal. – D. Óscar Braga foi o 2º bispo da diocese de Benguela. A sua nomeação para bispo de Benguela acontece a 20 de Novembro de 1974, pelo Papa Paulo VI. No momento da sua nomeação, o padre Óscar Braga desempenhava o cargo de vigário geral da Diocese de Malanje que tinha como bispo titular D. Eduardo André Muaca.
Depois de cerca de 11 anos de vida sacerdotal e como membro do clero de Malanje, o padre Óscar Braga foi ordenado bispo na Sé Catedral daquela diocese, a 2 de Fevereiro de 1975. Tinha 43 anos de idade. Tomou posse como bispo de Benguela por procuração no dia 9 de Fevereiro desse ano e entrava definitivamente na diocese no dia 16 do mesmo mês. Encontrou uma diocese nova com quase tudo por criar e recriar. Caberia agora ao novo bispo reerguer a vida pastoral desta Igreja particular, definir uma linha pastoral na continuidade do projecto fundador de D. Armando Amaral. Novos desafios para o jovem bispo que procede à restruturação dos movimentos e organismos diocesanos de pastoral ao mesmo tempo que procura concretizar os seus sonhos para o povo de Deus da Igreja de Benguela.
D. Óscar Braga entrou na Diocese apresentou-se no dia 16 de Fevereiro de 1975, na Sé Catedral. D. Óscar Braga, morreu esta noite, aos 88 anos de idade.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA