<$BlogRSDUrl$>

Escola de evangelista lembrada no jubileu de 25 anos  



Escola dos Evangelistas
A Escola São Pedro Canisio, Escola dos Evangelistas, celebra jubileu dos 14 evangelistas, no dia 21 de Dezembro de 2017, na paróquia missão da Nazaré, em Benguela.
Informações acolhidas pela nossa reportagem dão conta que são esperados em Benguela os antigos diretores, hoje bispos da CEAST, ainda padres do clero Benguela. A escola de evangelista é primeira estrutura de formação de leigos para evangelização nos tempos pós-independência, solução bem conseguida com ajuda infraestrutura dos padres saletinos. Padre José Rickenbach, MS, foi o seu primeiro reitor, inicialmente como forma de responder ao incentivo do Vaticano para formar líderes de comunidade.
A turma dos 25 anos de serviço é a nº 7 dos formados na Escola de Evangelista e era dos 18 alunos dos quais 4 faleceram e hoje conta apenas com 14. Eles são: Adriano Cabo, Afonso Maria Kambuta, Albano Kapekulya, António Lukamba, Armando Tchipeta, Bernardo Sapalo, Eduardo Ngundji, Herculano Gabriel Funete, João Guerra Sokopia, Jorge Sombo Mule, José Luis Rocha, José Vitorino Yongula, Leorbino Jamba e Pedro José. O grupo era de 18 alunos, 4 destes faleceram.
Os evangelistas assim chamados são catequistas missionários, criados para ajudar a rede pastoral da Igreja católica em Benguela, junto das comunidades missionárias no anúncio da Palavra de Deus. Na falta de padres nas comunidades e em lugares de difícil acesso os evangelistas foram incensáveis mártires no anúncio da fé estabilidade das comunidades que hoje são a rede de paróquias que tem orgulho a Diocese de Benguela. Padre Paulo Waloya de feliz memória foi seu último director e vivia na Catumbela.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA