<$BlogRSDUrl$>

Entrega do testemunho 

Dom Eugénio Dal Corso abre uma nova página na vida e história dos benguelenses. Um bispo missionário que deixou a sua terra para em novas terras, América do Sul, (Argentina) e Africa, em Angola, Benguela, para servir o Reino de Deus.
O acto da posse foi presidido por Dom Óscar Braga, na presença do Núncio Apostólico Em seguida, Dom Eugénio presidiu ao primeiro acto público como Bispo de Benguela, no Santuário de Nossa Senhora da Graça. A missa foi marcada com as palavras de acolhimento do Bispo cessante e a entrega do báculo, cajado de pastor ao novo Bispo, sinal do pastoreio, pregador itinerante do Povo de Deus, em Benguela (clique na foto e veja mais detalhes).
Ao povo de Deus o novo Bispo disse há 33 anos, quando Dom Óscar tomava a posse da Diocese, ele partia em missão para Argentina, “parece coincidir, mas tudo isso é obra da providência”, apontou. À Benguela Dom Eugénio veio acompanhado por uma delegação de Saurimo chefia por vice-governador da Lunda-Sul. A presença lembrou-lhe o acolhimento daquela comunidade que agora também o envia em missão na Diocese de Benguela.
Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga que exerceu o cargo de Bispo de Benguela há 33 anos passa a título de Bispo Emérito de Benguela, proeminente membro do clero diocesano, sob pastoreio do novo Bispo. O emérito tem todos os poderes de bispo, ordenar padres, conferir os sacramentos, quando lhe é pedido, sob o governo do Novo Bispo.
A personalidade pastoral do Novo Bispo da Diocese já é conhecida no carisma e vida dos Pobres Servos da Divina Providencia que ocupou um lugar privilegiado na formação da maioria dos sacerdotes, desde 1982. Embora Dom Eugénio não tivesse vindo a Benguela como missionário tornou-se conhecido através dos seus confrades, que, em condições muito difíceis, lançaram mãos a obra de formação no Seminário Maior de Filosofia do Bom Pastor acolhidos por Dom Óscar Braga. Um bispo dos missionários Pobres Servos da Divina Providencia é uma proposta de que o caminho andado no passado colherá no presente sinais de um compromisso de fé sempre renovado. “Buscai em primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o resto vos será dado por acréscimo”, do Evangelho de São Mateus 6,33.
Dom Eugénio Dal Corso, Filho de Luigia Teresa Belllorio e Rodolfo Dal Corso, nasceu em Lugo, Verona Itália dia 16 de Maio de 1939. Residindo em Benguela exercerá o cargo de Administrador Apostólico de Saurimo, além do cargo ordinário de Secretário da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA