<$BlogRSDUrl$>

Novo Bispo de Benguela já tomou posse 


Domingo, 10 de Junho de 2018: O novo Bispo da Diocese de Benguela, Dom António Francisco Jaca, já tomou posse durante uma cerimónia realizada na Sé Catedral de Benguela, às 17h do sábado, dia 9 de Junho. A data coincidiu com o 26º aniversário da visita do Papa João Paulo (9/6/1992), em que se encontrou com todos os catequistas de Angola na mesma Sé Catedral de Benguela.


Dom António Jaca entrou solenemente na Catedral recebido na porta principal pelo Bispo emérito (cessante) Dom Eugénio Dal Corso de quem recebeu a cruz a beijar e conduzido ao sacrário para um momento de oração em silêncio. O novo Bispo veio acompanhado pelo Núncio Apostólico em Angola, Dom Peter Radjic, pelos Arcebispos de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias; de Saurimo, DomJosé Mauel Imbamba; do Huambo, Dom José de Queirós Alves; do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi; e pelos Bispos do Uíje, Dom Emílio Sumblelo; do Sumbe, Som Luzizila Kiala; do Kuito-Bié, Dom José Nambi; do Namibe, Dom Dionísio Hisiilenapo; de Ondjiva, Dom Pio Hipunyati; e ainda pelo Bispo auxiliar de Luanda, Dom Zeferino Zeca Martins.
A cerimónia testemunhada por mais de 100 sacerdotes de Benguela e outros vindos de várias dioceses, encheu a igreja catedral de Benguela de fiéis religiosas/os de vida consagrada e leigos. As autoridades civis do Governo Provincial de Benguela, Deputados à Assembleia Nacional, Generais do Exército e outras altas individualidades políticas, militares, policiais e civis se fizeram representar na cerimónia. 
De Malanje, terra natal de Dom António Jaca, chegou uma delegação que acompanhou o filho da terra na sua nova missão. De Caxito, Diocese anterior de Dom Jaca, também uma grande delegação que acompanhou o seu antigo Pastor.
O Bispo foi recebido num ambiente de muita alegria, palmas e discursos de boas vindas que caracterizam os fiéis de Benguela, como sublinhou o Vigário Geral da Diocese, padre Eduardo Alexandre, no sue discurso de saudação ao novo Bispo.

Missa de apresentação do novo Bispo
Dom António Francisco Jaca presidiu a sua primeira missa solene de apresentação à comunidade diocesana de Benguela no domingo, dia 10 de Junho, na capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes. No início, o novo Bispo recebeu o báculo diocesano de Dom Eugénio Dal Corso, um gesto que marcou o fim da sua acção pastoral em Benguela, para dar lugar ao início da mesma acção de Dom António Jaca.
Na sua primeira homilia como Bispo de Benguela, Dom Jaca agradeceu ao Santo Padre, o Papa Francisco, pela nomeação e pediu oração ao fiéis de Benguela pelo seu novo ministério. O Prelado disse que conta com todos na realização da missão que lhe foi confiada. Anunciou a preparação do grande jubileu dos 50 anos da Diocese de Benguela (1970-2020) e, ao mesmo tempo agradeceu o trabalho pastoral dos seus predecessores Dom Óscar Braga e Dom Eugénio Dal Corso. Disse ainda que vem anunciar o evangelho de Cristo, o supremo Pastor, pelo que nesta tarefa todos são indispensáveis. Finalmente, Dom António Jaca confirmou todos os sacerdotes da Diocese nos seus respectivos cargos, até novas nomeações.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA